Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4114
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Maria Sarajane Farias da | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-03T19:34:00Z | - |
dc.date.available | 2014-07-03T19:34:00Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 304.28 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4114 | - |
dc.description | COSTA, M. S. F. da. Percepção de estudantes de Ensino Médio sobre Meio Ambiente e a crise socioambiental. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo enfrenta uma série de desafios no âmbito socioambiental, resultante da exploração exacerbada dos recursos naturais. Diante disto, surge a necessidade de uma educação que contribua para o reconhecimento dos danos e reflexões acerca dos efeitos que as ações antrópicas podem gerar no meio ambiente. Partindo desse princípio, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos educandos sobre o meio ambiente e os problemas decorrentes da crise socioambiental. A partir da problemática evidenciada nas aulas de Biologia, propusemos estratégias inovadoras que visaram estimular a construção das habilidades nos educandos, contribuindo para o desenvolvimento de ações concretas de enfrentamento dos problemas socioambientais. As atividades foram realizadas pelos bolsistas do PIBID, na escola Estadual Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande-PB em cinco turmas do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que a maioria dos educandos, tanto antes como após as oficinas, conceituam meio ambiente com uma noção de totalidade. Eles têm a percepção de homem incluso no ambiente, que interage com os demais seres vivos, contudo foi necessário articular estratégias diversificadas para ampliar essa percepção, bem como auxiliá-los na identificação dos problemas ambientais do seu convívio, mediando o entendimento para os aspectos geradores dos problemas socioambientais. As ações desenvolvidas na escola demonstraram que é necessário implantar estratégias de educação ambiental no sentido de proporcionar momentos de reflexão acerca da importância da preservação do meio ambiente e auxiliar os estudantes no diagnóstico dos problemas socioambientais, promovendo uma educação reflexiva, capaz de fomentar a sua criticidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Preservação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | Percepção de estudantes de Ensino Médio sobre Meio Ambiente e a crise socioambiental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Sarajane Farias da Costa.pdf | Maria Sarajane Farias da Costa | 891.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.