Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4115
Título: Efeitos da reabilitação cardíaca (fase II) em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: uma revisão da literatura
Autor(es): Arruda, Túlio Rafael Bessa
Palavras-chave: Reabilitação Cardíaca
Cirurgia cardíaca
Fisioterapia
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: A cirurgia cardíaca é um procedimento de grande porte, indispensável nas cardiopatias mais graves, porém podem acarretar complicações cardiorrespiratórias, como: atelectasias, redução de volumes e capacidades pulmonares, hipoxemia, instabilidade hemodinâmica, perda de força muscular, levando a um comprometimento físico e de qualidade de vida significantes. A reabilitação cardíaca visa restabelecer as condições físicas, psíquicas e sociais anteriores ao procedimento cirúrgico. O objetivo deste artigo foi investigar os efeitos da reabilitação cardíaca em fase II em adultos através de uma revisão da literatura. Metodologia: Foi feito uma pesquisa nos bancos de dados do MEDLINE, Pubmed e BIREME com os descritores “reabilitação cardíaca”, fase II”, “cirurgia”, “exercício” e seus respectivos em inglês. Resultados e Discussão: Foram encontrados 85 artigos sobre reabilitação cardíaca na fase II mas apenas 11 observaram os efeitos da mesma Os resultados mostram que um programa de reabilitação cardíaca melhora a tolerância ao exercício, o consumo máximo de oxigênio no pico do esforço (VO de pico), a resposta cardiovascular e a atividade nervosa parassimpática. Observou-se também mudanças favoráveis no metabolismo de glicose e lipídios, diminuição de níveis de colesterol total, LDL (low-density lipoprotein), triglicerídeos e um aumento de marcadores inflamatórios, HDL (high-density lipoprotein), como também melhora na qualidade de vida. CONCLUSÃO: A reabilitação cardíaca na fase II traz diversos benefícios ao paciente submetido a cirurgia cardíaca, porém estudos mais aprofundados são necessários para evidenciar outros efeitos benéficos.
Descrição: ARRUDA, T. R. B. Efeitos da reabilitação cardíaca (fase II) em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: uma revisão da literatura. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4115
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Túlio Rafael Bessa Arruda.pdfTúlio Rafael Bessa Arruda510.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.