Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4116
Título: Análise comparativa da força muscular respiratória em gestantes eutróficas e com ganho ponderal excessivo
Autor(es): Vânia, Mell de Luiz
Palavras-chave: Gestante
Ganho ponderal
Manuvacuometria
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Introdução: O ganho de peso gestacional vem sendo foco de diversos estudos, os quais mostram que 2/3 das mulheres ganham peso além do recomendado, o que é preocupante tendo em vista que as alterações provocadas pelo acúmulo de tecido adiposo no abdome, somadas às alterações fisiológicas sofridas pelo sistema respiratório durante esse período poderiam comprometer a resposta mecânica dos músculos respiratórios, enfraquecendo-os. Objetivo: Comparar, através da manuvacuometria, a força muscular respiratória de gestantes no terceiro trimestre de gravidez com sobrepeso/obesidade e gestantes eutróficas. Métodos: Estudo transversal, descritivo, analítico, com abordagem quantitativa, realizado com 6 gestantes eutróficas e 6 com ganho ponderal excessivo, atendidas no pré-natal do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA e na Associação Promoção Humana Santo Antônio. As voluntárias foram avaliadas através de uma Ficha de Avaliação que continha dados sociodemográficos, clínicos e antropométricos e foram submetidas à cirtometria torácica e à manuvacuometria. Os dados foram analisados utilizando o software Graph Pad Prism 4.00 (valores significantes quando p<0,05) e o Teste de Correlação de Pearson. Resultados: Foi observado que as gestantes eutróficas tiveram maiores médias de PImáx e PEmáx em relação as com ganho ponderal excessivo. Evidenciou-se correlação negativa moderada entre: IMC e PImáx (r=-0,35) e IMC e PEmáx (r=-0,46). Também se observou que as eutróficas tiveram maiores médias de Coeficiente Respiratório, e foi vista correlação positiva forte (r=0,94) entre CR do ponto xifóide e a PImáx das gestantes com sobrepeso/obesidade. Conclusão: Os resultados mostram que o ganho ponderal excessivo na gestação pode acarretar em diminuição da mobilidade torácica e da força muscular respiratória.
Descrição: VÂNIA, M. de L. Análise comparativa da força muscular respiratória em gestantes eutróficas e com ganho ponderal excessivo. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4116
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mell de Luiz Vânia.PDFMell de Luiz Vânia444.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.