Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4120
Título: Revisão integrativa sobre o Câncer de Mama
Autor(es): Souza, Maria Verônica Dutra de
Palavras-chave: Câncer de mama
Saúde da mulher
Saúde pública
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O câncer de mama (CM) é provavelmente o tipo de câncer mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal. Dados obtidos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) revelam que nos últimos 10 anos ocorreram no Estado da Paraíba 1538 casos de morte por câncer de mama, dos quais 1512 são pacientes do sexo feminino, apesar das intervenções do Ministério da Saúde, esta informação nos permitiu justificar a pesquisa que teve como objetivo verificar os eventos estressores do câncer de mama nos últimos 5 anos. Trata-se, portanto de uma revisão integrativa, consiste em uma coleta de dados realizada a partir de fontes secundárias, por meio de levantamento bibliográfico na base de dados Literatura LatinoAmericana do Caribe em Ciências da Saúde. Os resultados mostraram que os 20 textos inicialmente selecionados estavam distribuídos em 13 periódicos, sendo 12 brasileiros e apenas 1 espanhol. Os anos de 2010 e 2011 foram os que mais apresentaram publicações sobre o tema, sendo que apenas 2 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Os eventos estressores mencionados relacionaram-se a alteração do corpo em decorrência do tratamento do câncer de mama; os pensamentos e sentimentos vivenciados em relação à própria condição de saúde; o meio social e o afastamento da atividade laboral. Espera-se ter contribuído, com este estudo, para melhor conhecimento das situações de risco a que se submetem as mulheres em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, de modo a alertá-las sobre os cuidados com a própria saúde, já que o conforto e bem estar são indispensáveis para a evolução do tratamento.
Descrição: SOUZA, M. V. D. de. Revisão integrativa sobre o Câncer de Mama. 2012. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4120
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Verônica Dutra de Souza.pdfMaria Verônica Dutra de Souza377.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.