Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4122
Título: Percepção dos acadêmicos de Enfermagem sobre a importância da bissegurança
Autor(es): Silva, Elayne Regina Lima
Palavras-chave: Biossegurança
Enfermagem
Atuação profissional
Equipamento de proteção individual
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: A má adesão às normas de Biossegurança na prestação de cuidados de Enfermagem é frequente, podendo ser atribuída a lacunas durante a formação acadêmica. A importância da educação correta em Biossegurança na formação da Enfermagem proporciona condições seguras de trabalho, sendo necessário avaliar os fatores e o impacto do ensino da Biossegurança na graduação que repercutirá na prática profissional. Tem como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos de Enfermagem sobre a Biossegurança e suas implicações na prática profissional. Estudo de abordagem quantitativa, descritiva e transversal, realizado no curso de Enfermagem do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Foram incluídos alunos devidamente matriculados, constituindo uma amostra de 60 alunos. A coleta dos dados ocorreu em novembro de 2013. A análise dos dados foi realizada através do EPI-Info 7 e Excel 2007 por estatística descritiva e organizados em gráficos e tabelas de frequência absoluta e relativa.Pode-se constatar nos resultados que 81,67% da amostra é composta por indivíduos do sexo feminino, a idade média entre os participantes foi de 22,9 anos, 85% citaram os EPI relacionados a enfermagem, 83,33% afirmou que não há equipamentos suficientes nos laboratórios da instituição, 15% sofreram acidentes com materiais perfurocortantes e 21,67% com material orgânico do paciente. Embora os participantes da pesquisa conheçam grande parte das medidas de precaução padrão e os EPI, há desconhecimento da proteção individual através da vacinação, bem como é perceptível que o uso dos equipamentos ainda é negligenciado, devido à ocorrência de acidentes entre os acadêmicos. A Universidade deve estimular o pensamento crítico sobre a problemática, investir nos laboratórios e Clínicas para proporcionar segurança ao acadêmico, e supervisionar as ações nas práticas laboratoriais em campo de estágio de Enfermagem o que irá contribuir para a prevenção de acidentes do acadêmico e infecções cruzadas para o paciente.
Descrição: SILVA, E. R. L. Percepção dos acadêmicos de Enfermagem sobre a importância da bissegurança. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4122
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elayne Regina Lima Silva.pdfElayne Regina Lima Silva2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.