Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4124
Título: Análise contextual da prática profissional de pessoas com deficiência
Autor(es): Farias, Berlandio Jackson Tomaz Galdino de
Palavras-chave: Inclusão social
Atuação profissional
Pessoas com necessidades especiais
Mercado de trabalho
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar criticamente os fatores contextuais que influenciam a prática profissional de pessoas com deficiência. Efetuou-se uma revisão narrativa nas bases SciELO, LILACS, Periódicos/CAPES, Google Acadêmico e Banco de Teses da CAPES. O eixo utilizado para a indagação do material, esta baseado na análise contextual, que indica quatro camadas interligadas e que se interagem (imediata, especifica, geral, metacontexto). Os dados foram delimitados em subtemas: Ingresso no ambiente laboral de pessoas com deficiência (contexto imediato); Barreiras atitudinais e arquitetônicas encontradas no mercado de trabalho (contexto específico); Crenças e valores diante da deficiência no mercado de trabalho (contexto geral); e Legislação, normas, leis e decretos ministeriais (metacontexto). Possibilitando a compreensão do fenômeno abordado, coadjuvando a criação de um pensamento reflexivo, buscando o aperfeiçoamento de novas formas de inclusão social das PcD.
Descrição: FARIAS, B. J. T. G. de. Análise contextual da prática profissional de pessoas com deficiência. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4124
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Berlandio Jackson Tomaz Galdino de Farias.pdfBerlândio Jackson Tomaz Galdino de Farias415.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.