Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4127
Título: Intercâmbio entre espécies de algas perifíticas e planctônicas em um reservatório eutrófico urbano do semiárido paraibano
Autor(es): Albuquerque, Maria Virgínia da Conceição
Palavras-chave: Perifíton
Fitoplâncton
Eutrofização
Reservatório Urbano
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O estudo analisou o intercâmbio de espécies entre as comunidades de algas perifíticas e fitoplanctônicas, bem como a inter-relação das espécies entre estas comunidades algais no reservatório de Bodocongó, localizado na cidade de Campina Grande – PB. A amostragem para determinação das variáveis físicas, químicas e biológicas foi realizada no período de novembro de 2011 a setembro de 2012 na região litorânea e limnética do ambiente. Realizou-se análises quantitativas e qualitativas das algas perifíticas e fitoplanctônicas. A classe Cyanophyceae contribuiu para a dominância e abundância das comunidades em todos os meses do estudo. Ao avaliar a porcentage turnover (T) nas comunidades entre os meses estudados, foi verificado que a comunidade fitoplanctônica apresentou maior período com alta persistência de suas espécies na comunidade em relação a comunidade perfítica. O intercâmbio de espécies entre as comunidades estudadas foi evidente nos meses de Fevereiro e Setembro/2012, e menos evidente nos meses de Maio e Agosto/2012, fato este comprovado pela taxa de turnover. Cyclotella menenghiniana e Cylindropermopsis raciborskii dominaram a interação e troca entre as comunidades. O intercâmbio (migração de espécies) do fitoplâncton para o perifíton trouxe importantes implicações para a dinâmica e o funcionamento da comunidade perifítica em condições eutróficas, e conseqüentemente, para o metabolismo e fluxo de energia neste ecossistema aquático.
Descrição: ALBUQUERQUE, M. V. da C. Intercâmbio entre espécies de algas perifíticas e planctônicas em um reservatório eutrófico urbano do semiárido paraibano. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4127
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Virgínia da Conceição Albuquerque.pdfMaria Virgínia da Conceição Albuquerque665.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.