Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4132
Título: Biologia comparada de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) e Aedes (Stegomyia) albopictus (Skuse, 1894) (Diptera: Culicidae) em condições de laboratório
Autor(es): Souza, Débora Lopes de
Palavras-chave: Biologia comparada
Aedes albopictus
Aedes aegypti
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O Aedes aegypti e o A. albopictus são importantes vetores de arboviroses, como a dengue e a febre amarela no Brasil e no mundo. O A. aegypti é um inseto adaptado a ambientes urbanos e apresenta um alto grau de antropofilia, já o A. albopictus é encontrado mais facilmente em ambiente silvestre e tem preferencias alimentares pelo sangue de mamíferos. Ambos apresentam ampla distribuição geográfica e geralmente compartilham o mesmo nicho ecológico. Neste trabalho objetivou-se comparar o ciclo de vida das duas espécies em condições de laboratórios. As populações estudadas foram obtidas em coletas nos municípios de João Pessoa e Campina Grande (PB) respectivamente. Para o estudo da fase larval foram utilizadas 100 larvas de cada espécie, distribuídas em dez copos de polietileno com água destilada, sendo alimentadas diariamente com 0,04 g de ração para peixe. As pupas foram sexadas com base no tamanho, sendo as maiores fêmeas e os menores machos. Após a sexagem, foram colocadas em recipientes plásticos dentro de gaiolas para o acompanhamento da fase adulta. Foram postos dez casais de A. aegypti e dez de A. albopictus por gaiola, totalizando cinco gaiolas para cada espécie, e mantidos em sala à temperatura de 26°± 2 C, e fotoperíodo de 12 h. Para o repasto sanguíneo das fêmeas foi oferecido codornas e para os machos solução açucarada de mel diluído em água a 10%. Foram construídas tabelas de vida e fertilidade para as duas espécies e estas variações foram submetidas ao teste t-student para amostras independentes. Os resultados apontaram diferenças significativas no desenvolvimento das duas espécies. O ciclo de vida de A. albopictus quanto à postura diária e viabilidade foram 38,65±7,52 e 44,03%,e para A. aegypti foi de 99,52±12,12 e 76,43% respectivamente. Durante a fase aquática, as larvas de A. albopictus apresentaram período de desenvolvimento de aproximadamente 5,36 e as pupas de 3,42 dias. Já para A. aegypti foi de 5,98 para larva e 4,24±0,60 para pupa. A população de A. aegypti mostrou-se mais longeva que A. albopictus apresentando em média 31 dias de vida para machos e 29 dias para as fêmeas. A espécie A. aegypti também apresentou maior fertilidade, com uma capacidade de aumento de 128,34 vezes em cada geração, diferindo significativamente em relação à A. Albopictus com capacidade de 33,97. A taxa intrínseca de crescimento natural para A. albopictus foi de 0,8394 e a do A. aegypti foi de 0,8516. A razão finita de aumento (λ) foi de 2,3433 para A. aegypti e para A. albopictus 2,3149. Com base nas médias estudadas observase que A. aegypti apresenta-se mais adaptado a metodologia de criação em laboratório e apresenta uma maior potencialidade de infestação, reprodução e sobrevivência que A. albopictus.
Descrição: SOUZA, D. L. de. Biologia comparada de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) e Aedes (Stegomyia) albopictus (Skuse, 1894) (Diptera: Culicidae) em condições de laboratório. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4132
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Lopes de Souza.pdfDébora Lopes de Souza571.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.