Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4133
Título: A percepção de alunos de duas escolas da cidade de Areia-PB acerca da utilização de plantas medicinais
Autor(es): Almeida, Fabíola Aretuse Oliveira
Palavras-chave: Plantas medicinais
Doença
Tratamento
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Planta medicinal é aquela capaz de conferir um atributo medicinal, que é praticado por indivíduos da espécie humana, foi através do conhecimento empírico e tradicional que se chegou à maioria dos medicamentos disponíveis no mercado. Sendo assim, estudo propôs realizar um levantamento sobre os conhecimentos dos alunos a cerca do uso de plantas medicinais em relação às utilidades terapêuticas das plantas medicinais. A pesquisa foi realizada em duas escolas na cidade de Areia-PB, no mês de junho, sendo utilizado para a realização do estudo, um questionário semiestruturado que foi aplicado nas turmas do sétimo ano do ensino fundamental e segundo ano do ensino médio. As doenças mais citadas foram a dor de cabeça (58%), seguindo-se a gripe (25%). Quanto ao tipo de remédio mais utilizado, 74,6% dos estudantes recorrem a medicamentos sintéticos e 25,4% a remédio à base de plantas. A planta mais citada foi o boldo, com 39,3%, seguindose a erva-cidreira com 28,3%. A forma de uso mais utilizada é o chá (92,5%), seguindo-se o xarope (17,4%) e o sumo (2%).
Descrição: ALMEIDA, F. A. O. A percepção de alunos de duas escolas da cidade de Areia-PB acerca da utilização de plantas medicinais. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4133
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabíola Aretuse Oliveira de Almeida.pdfFabíola Aretuse Oliveira de Almeida360.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.