Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4134
Título: Remoção de Microcystis aeruginosa por coagulação, floculação e sedimentação utilizando sulfato de alumínio
Autor(es): Oliveira, Albiery de
Palavras-chave: Microcystis aeruginosa
Cianotoxina
Tratamento de água
Eutrofização
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Em função do desenvolvimento industrial e da intensa ocupação a cada dia se torna mais notório o intenso quadro de poluição dos corpos aquáticos, fazendo com que a questão do tratamento de água seja vista como de importância fundamental para que a população abastecida receba água segura e de boa qualidade. Um dos agravantes desse quadro é o aumento da concentração de nutrientes nesses mananciais, fazendo com que o fenômeno da eutrofização se instale e se intensifique cada vez mais. Uma das grandes consequências dessa eutrofização é o aumento da comunidade fitoplanctônica, em especial as cianobactérias, que além de provocar a redução do oxigênio dissolvido, e outras mudanças na qualidade da água, também podem liberar as cianotoxinas. O gênero Microcystis abordado nessa pesquisa têm sido o responsável por mais de 65% dos casos de intoxicação em seres humanos e animais. Esse gênero é capaz de produzir cianotoxina, que tem ação hepatotóxica. Além disso, a espécie Microcystis aeruginosa é a mais comumente associada a floração ao redor do mundo. Em razão dessas características da Microcystis aeruginosa, o presente trabalho avaliou a remoção dessa espécie através do processo de coagulação, floculação e sedimentação com o uso do coagulante sulfato de alumínio, geralmente utilizados no tratamento convencional de água de abastecimento. Os ensaios foram feitos em bancada fazendo uso do Jar-Teste e variando as dosagens do coagulante e os valores do pH de coagulação. Os resultados apontaram a possibilidade de remoção de até 90% das células e de até 80% de turbidez.
Descrição: OLIVEIRA, A. de. Remoção de Microcystis aeruginosa por coagulação, floculação e sedimentação utilizando sulfato de alumínio. 2014. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4134
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Albiery de Oliveira.pdfAlbiery de Oliveira757.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.