Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4136
Título: Resistência bacteriana no âmbito hospitalar: Uma revisão
Autor(es): Nunes, Gleyber Fernandes
Palavras-chave: Infecção hospitalar
Bacteriologia
Rotina hospitalar
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: A resistência bacteriana tornou-se um crescente problema de saúde pública mundial e obstáculo para o sucesso de um tratamento. O uso excessivo de antimicrobianos, falhas na adoção de medidas básicas de controle de infecção e comprometimento imunológico dos pacientes acentuam o perigo da infecção hospitalar. Objetivo: realizar leitura aprofundada em artigos científicos sobre resistência bacteriana em ambientes hospitalares, elucidando perfis de resistência, possíveis causas e formas de controle a serem adotadas. Metodologia: revisão critica, realizada através de levantamento bibliográfico relacionado ao tema: “Resistência bacteriana no âmbito hospitalar”. Resultados e discussão: o ambiente hospitalar apresenta íntima relação com a disseminação de cepas multirresistentes, muitas vezes por práticas inadequadas dos profissionais envolvidos, que se tornam meios dos microrganismos adquirirem mobilidade através das roupas, instrumentos e mãos. Conclusões: medidas simples como educação dos profissionais envolvidos no cuidado do paciente e higienização adequada das mãos na podem diminuir o risco de disseminação e consequentemente os índices de mortalidade relativa à infecção hospitalar.
Descrição: NUNES, G. F. Resistência bacteriana no âmbito hospitalar: Uma revisão. 2010. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4136
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleyber Fernandes Nunes.pdfGleyber Fernandes Nunes376.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.