Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4137
Título: Importância do exame clínico minucioso em pacientes tabagistas: Relato de caso de um carcinoma verrucoso
Autor(es): Sousa, Maria de Fátima Oliveira de
Palavras-chave: Diagnóstico precoce
Tabagismo
Carcinoma verrucoso
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: As neoplasias malignas que atingem a mucosa bucal, dentre elas, o carcinoma de células escamosas, apresentam causas multifatoriais, entretanto, o tabagismo e etilismo são apontados como principais fatores etiológicos. O objetivo deste estudo foi evidenciar a importância de um minucioso exame físico intrabucal na rotina de atendimento odontológico, através do relato de caso de um paciente do gênero masculino, 50 anos de idade, branco, tabagista, que procurou atendimento em um programa multidisciplinar de cessação do hábito de fumar, e, após exame físico intrabucal, observou-se lesão em mucosa jugal, cujo diagnóstico clínico foi leucoplasia. Realizou-se biopsia excisional, seguida de exame anatomopatológico, sendo o diagnóstico definitivo carcinoma verrucoso. O paciente foi encaminhado ao cirurgião de cabeça e pescoço, tendo o caso resolução rápida e eficaz. Dessa forma, evidencia-se a importância de um minucioso exame físico intrabucal na rotina de atendimento odontológico, para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca em tabagistas.
Descrição: SOUSA, M. de F. O. de. Importância do exame clínico minucioso em pacientes tabagistas: Relato de caso de um carcinoma verrucoso. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4137
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Oliveira de Sousa.pdfMaria de Fátima Oliveira de Sousa690.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.