Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4138
Título: Risco cardiovascular em hipertensos
Autor(es): Lima, Andressa Ayala de Matos
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Risco cardiovascular
Síndrome metabólica
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: A Hipertensão Arterial (HA) é um dos componentes envolvidos na Síndrome Metabólica (SM) de maior relevância clínica, por estar associado a uma série de eventos cardiovasculares. Portanto, o objetivo do estudo foi avaliar o risco cardiovascular de pacientes hipertensos do Serviço Municipal de Saúde de Campina Grande-PB. O estudo com delineamento transversal teve participação de 71 pacientes hipertensos cadastrados no Hiperdia, cujos dados foram avaliados estatisticamente através do programa SPSS versão 14.0, considerando índice de significância de 5%. A SM foi diagnosticada em 41 pacientes, sendo a maioria do gênero feminino (n=38). Os 88,9% dos pacientes acima de 70 anos apresentaram pressão arterial elevada. O mesmo foi verificado para aqueles que apresentaram excesso de peso, circunferência abdominal, níveis glicêmicos e HDL-C alterados. Deve ser levada em conta a grande relevância da HÁ no diagnóstico precoce de outros fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Descrição: LIMA, A. A. de M. Risco cardiovascular em hipertensos. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4138
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Ayala de Matos Lima.pdfAndressa Ayala de Matos Lima381.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.