Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4140
Título: Variação ontogenética da dieta de Rhinosardinia bahiensis (Steindachner, 1879) (Actinopterygii, Clupeidae) em um estuário positivo tropical, PB, Brasil
Autor(es): Clark, Fernando José König
Palavras-chave: Ecologia trófica
Rio Mamanguape
Peixes
Salinidade
Continuum Biológico
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Na interface entre os continentes e oceanos existe uma faixa de ecossistemas distintos com características próprias, sendo enquadrados dentro do conceito de continuum biológico. Os estuários estão entre os ecossistemas encontrados ao longo desses gradientes, caracterizados pela água salobra, salinidade decrescente à montante, o que favorece a constituição de uma fauna específica, adaptada, a essas flutuações. Os peixes, durante seu desenvolvimento, estão sujeitos às variações ontogenéticas em sua dieta o que pode estar ligada à interação com fatores externos (ex. risco à predação) e a fatores internos (ex. estruturas anatômicas). Essas mudanças na dieta são associadas com mudanças auxiliam na redução da competição trófica entre indivíduos e entre estágios de desenvolvimento. Esse trabalho teve como objetivo descrever a dieta de Rhinosardinia bahiensis frente ao seu desenvolvimento no estuário do rio Mamanguape (PB). Realizou-se o aferimento dos parâmetros ambientais com material adequado. As amostragens foram padronizadas por capturas com rede de arrasto e paralelas ao longo da costa, em um total de cinco repetições, durante as marés de sizígia e em pontos pré-determinados de quatro localidades distintas, seguindo um gradiente salino em direção a porção superior do estuário; após a coleta, os peixes foram acondicionados em sacos plásticos, etiquetados e fixados em formol 10% e conduzidos ao laboratório para posterior identificação e obtenção de seu comprimento total (CPT – em cm) e peso (g). Ao longo de 12 meses (fev/2010 – jan/2011) foram capturados 343 peixes e seus conteúdos estomacais analisados. Foram observadas mudanças nas características alimentares, por local e por tamanho do peixe, o que é altamente característico de peixes estuarino-residentes, e com características filtradoras, típicas da família Clupeidae.
Descrição: CLARK, F. J. K. Variação ontogenética da dieta de Rhinosardinia bahiensis (Steindachner, 1879) (Actinopterygii, Clupeidae) em um estuário positivo tropical, PB, Brasil. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4140
ISSN: CDD 577
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando José König Clark.pdfFernando José König Clark914.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.