Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4141
Título: Distúrbio bipolar e a terapia de manutenção com o carbonato de lítio : uma breve revisão de literatura
Autor(es): Souza, Katariny Bandeira
Palavras-chave: Transtorno
Bipolar
Lítio
Psiquiatria
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O transtorno do humor bipolar (THB) é uma condição psiquiátrica relativamente frequente, com prevalência na população entre 1% e 2%. É caracterizado por episódios de alteração do humor de difícil controle - depressão ou mania (bipolar I) ou depressão e hipomania (bipolar II) de forma isolada ou mista com grande morbidade e mortalidade. Os sintomas podem aparecer em qualquer idade, sendo mais comum o surgimento entre o início da segunda e meio da terceira década de vida. É considerada uma doença grave, crônica e recorrente que representa um sério problema de saúde pública.O tratamento farmacológico do THB visa prevenir novos episódios de mania e depressão. Os estabilizadores de humor, especialmente o Lítio e o Valproato são considerados a primeira linha de prevenção e manutenção do THB. Entretanto, os índices de recorrência e de resistência aos medicamentos de primeira linha são bastante elevados. Desta forma, considerou-se importante abordar a problemática do tratamento recomendado ao THB, como forma de sistematizar as informações contidas na literatura científica e disponibilizá-la para os profissionais da saúde que lidam com o tema e como também a comunidade acadêmica em geral, especialmente aos acadêmicos de farmácia. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados, disponíveis on-line, como BVS e MEDLINE. Da pesquisa realizada foram encontrados 16 artigos, os quais relacionam o assunto THB, lítio e recaídas, publicados nos últimos 5 anos. Após a leitura e análise desses artigos, concluiu-se que apesar das dificuldades relacionadas à posologia, à manutenção da concentração sérica, aos efeitos adversos e às interações medicamentosas, o lítio continua sendo o tratamento de primeira escolha para a maioria dos pacientes bipolares e constitui o fármaco mais eficaz baseado em evidências clínicas.
Descrição: SOUZA, K. B. Distúrbio bipolar e a terapia de manutenção com o carbonato de lítio: uma breve revisão de literatura. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4141
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katariny Bandeira Souza.pdfKatariny Bandeira Souza340.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.