Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4142
Título: Avaliação dos efeitos da mudança de posicionamento no leito em neonatos pré-termos com desconforto respiratório internados na unidade de terapia intensiva
Autor(es): Costa, Leocy Thaisa Gomes
Palavras-chave: Neonatologia
Distúrbios respiratórios
Posicionamento Prono
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Os Recém nascidos pré-termos (RNPT’s) atualmente passam um longo período de tempo na unidade de terapia intensiva neonatal, sendo importante evitar mantê-los em uma só postura. Esse estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da mudança de posicionamento em recémnascidos pré-termos que apresentem desconforto respiratório na unidade de terapia intensiva. Foi realizado um estudo experimental randomizado no período de outubro a novembro de 2011 com 20 RNPT’s com desconforto respiratório, internados na unidade de terapia intensiva de um hospital em Campina Grande. Foram utilizadas escalas para avaliação do desconforto respiratório, mensuração da dor e oximetria de pulso para análise da saturação, antes e após (60 minutos) a mudança de posicionamento durante cinco dias consecutivos. Os RNs foram divididos em dois grupos, grupo P(prono) e grupo D(decúbito lateral direito e esquerdo). No grupo P 28,8% dos RNPT’s iniciaram com a saturação periférica de oxigênio (SPO ) baixa, ou seja, menor que 93% e na avaliação final apenas 9% dos neonatos estavam com (SPO 2 ) baixa. Quanto à dor, na avaliação inicial 53,1% dos RNPT’s apresentavam dor e após a conduta apenas 2,1% ainda expressavam sinais de dor; No grupo D na avaliação inicial 12,2% dos RNPT’s apresentavam baixa SPO 2 , após a conduta 10,4% ainda apresentavam SPO 2 2 baixa. No que se refere à dor inicialmente 61,2% dos RNPT’s apresentavam dor e na avaliação final houve uma redução para 2,0%. O estudo demostrou que uma conduta simples e sem custos como a mudança de posicionamento pode proporcionar melhora na oxigenação e na dor dos neonatos pré-termos com distúrbios respiratórios, diminuindo assim o tempo de internação na UTIN.
Descrição: COSTA, L. T. G. Avaliação dos efeitos da mudança de posicionamento no leito em neonatos pré-termos com desconforto respiratório internados na unidade de terapia intensiva. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4142
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leocy Thaísa Gomes Costa.pdfLeocy Thaísa Gomes Costa268.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.