Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4143
Título: Avaliação da fadiga oncológica e qualidade de vida em pacientes submetidos à quimioterapia
Autor(es): Evangelista, Morgana de Araújo
Palavras-chave: Oncologia
Fadiga
Qualidade de Vida
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Introdução: Com o crescente número de casos de câncer no Brasil e no mundo, surge a necessidade de avaliar os sintomas decorrentes de seu tratamento minimizá-los, possibilitando ao paciente oncológico não apenas sobreviver, mas ter qualidade de vida. Objetivos: identificar a ocorrência de fadiga e o nível de qualidade de vida de pacientes submetidos à quimioterapia. Metodologia: estudo descritivo, transversal, quantitativo. Amostra composta por 10 sujeitos. Para a coleta de dados foram utilizados os questionários FACT-F e SF-36. Os dados foram analisados no software Bioestat 5.0. Resultados: A idade teve forte correlação negativa com a qualidade de vida (rs = -0,65). No FACT-F, o domínio de menor média (7,6) foi ‘bem-estar emocional’, enquanto o de maior foi a ‘subescala de fadiga’ (38,4). No SF-36, a menor média foi a dos ‘aspectos físicos’ (20,0) e a maior a de ‘saúde mental’ (79,6). A ‘capacidade funcional’ teve correlação forte, positiva e significativa com o ‘bem-estar físico’ (rs=0,76), ‘bem-estar funcional’ (rs=0,63), ‘escala de fadiga’ (rs=0,70) e com o escore total do questionário FACT-F (rs=0,75). Os ‘aspectos físicos’ do SF-36 tiveram correlação muito forte com o ‘bem-estar físico’ do FACT-F (rs=0,80). Os ‘aspectos emocionais’ apresentaram correlação forte, positiva e significativa com o ‘bem-estar físico’ (rs=0,78), a ‘subescala de fadiga’ (rs=0,69) e com o escore total do questionário FACT-F (rs=0,63). Conclusão: a fadiga esteve presente em todos os indivíduos, em graus variados. A idade teve forte influência negativa na qualidade de vida. Além disso, verificou-se um comprometimento do estado emocional em todos os pacientes, gerando repercussões no aspecto físico e no nível de fadiga.
Descrição: EVANGELISTA, M. de A. Avaliação da fadiga oncológica e qualidade de vida em pacientes submetidos à quimioterapia. 2011. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4143
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Morgana de Araújo Evangelista.pdfMorgana de Araújo Evangelista922.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.