Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4145
Título: Influência de diferentes genótipos de Amendoim sobre a intensidade de infestação da Cigarrinha-verde e da Lagarta-do-pescoço-vermelho
Autor(es): Gonçalves, Suziane Gomes
Palavras-chave: Arachis hypogaea L.
Stegasta bosquella
Empoasca kraemeri
Pragas animais
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no município de Paudalho – PE, visando-se avaliar nove cultivares de amendoim quanto a intensidade de infestação de duas espécies de insetos-praga (Empoasca kraemeri e Stegasta bosquella). Para instalação do experimento, o plantio foi realizado em semeadura manual, no espaçamento de 0,5 m x 0,2 m, com duas sementes cova . A unidade experimental foi constituída por três fileiras de 5,0 m, totalizando 7,5 m (1,5 m x 5,0 m) e a área útil constituída por uma fileira de 4,0 m, totalizando 2,0 m (0,5 m x 4,0 m). Para avaliação da densidade populacional de E. kraemeri, foram verificadas visualmente o número de ninfas nas três folhas completamente expandidas do ápice, na face superior e inferior do limbo de cada folíolo, na haste principal da planta. Para avaliação de S. bosquella, foi verificada visualmente a presença/ausência de perfurações simétricas em cada um dos quatro folíolos da primeira folha completamente expandida do ápice da haste principal. As amostragens dos insetos foram iniciadas a partir dos 17 e 40 dias após a emergência (DAE) das plântulas, totalizando sete e cinco avaliações ao longo do ciclo da cultura do amendoim, respectivamente para E. kraemeri e S. bosquella, analisando-se dez plantas semanalmente por repetição. As variáveis estudadas foram: (1) número de ninfas de E. kraemeri folha -1 ; (2) número de plantas com ninfas de E. kraemeri; (3) número de folíolos perfurados por S. bosquella e (4) número de plantas atacadas por S. bosquella. A densidade média de ninfas por folha e o percentual médio de plantas atacadas por E. kraemeri e a densidade média de folíolos perfurados e o percentual médio de plantas atacadas por Stegasta bosquella, foram plotados em gráfico. A flutuação do número de ninfas de E. kraemeri e do número folíolos atacados por S. bosquella ao longo do ciclo da cultura do amendoim, foi avaliada. Para análise estatística dos dados, foi utilizado o delineamento estatístico em blocos ao acaso, com nove tratamentos (genótipos 270 AM, 271 AM, 280 AM, 283 AM, L7 Bege, BRS Havana, BR1, Branco Moita e BRS 151 L7) e quatro repetições. Os dados para ambas as espécies estudadas foram avaliados pela Análise de Variância (P≤0,05) e as médias comparadas, quando necessário, pelo teste de Tukey (P≤0,05). De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que E. kraemeri e S. bosquella apresentam padrão de flutuação populacional diferentes, atingindo E. kraemeri seu maior pico aos 40 DAE e S. bosquella com flutuação ascendente, com densidade populacional máxima no final do ciclo da cultura do amendoim. O genótipo Branco Moita é o material mais promissor para estudos de resistência de plantas à E. kraemeri e S. bosquella.
Descrição: GONÇALVES, S. G. Influência de diferentes genótipos de Amendoim sobre a intensidade de infestação da Cigarrinha-verde e da Lagarta-do-pescoço-vermelho. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4145
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suziane Gomes Gonçalves.pdfSuziane Gomes Gonçalves716.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.