Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4146
Título: Distribuição e Taxonomia de Collembola (Hexapoda, Apterygota) em áreas preservadas e degradadas de mata atlântica do litoral norte da Paraíba, Brasil
Autor(es): Machado, Thaís Gomes
Palavras-chave: Composição de colêmbolos
Antropização
Floresta atlântica
Reserva biológica guaribas
Data do documento: 7-Jul-2014
Resumo: Foi realizado um levantamento da distribuição e a taxonomia dos Collembola em áreas de conservação da Mata Atlântica (presente na Reserva Biológica Guaribas, localizada na zona da mata paraibana, a 51,6 km da capital João Pessoa) e também em áreas de seu entorno alteradas pela ação antrópica, avaliando a composição e abundância destes artrópodes. O estudo concentrou-se no fragmento da Reserva SEMA II (06º40’40"-06º44’59" S, 41º12’47"-41º07’11” O) e no hábitat do seu entorno que foi degradado para manejo do solo. A coleta de material biológico foi realizada nos meses de março-abril/2011 e junho/2012 ao longo do Rio Barro Branco e na área de Tabuleiro (regiões preservadas), ao longo do Rio Caiana e na área de Canavial (inseridos na matriz de habitat). Em laboratório, a serrapilheira e o solo coletado foram depositados em funil de Berlese-Tullgren (adaptado) sob uma lâmpada acesa de 25 W, durante sete dias. Abaixo de cada funil havia um frasco plástico contendo álcool a 70% como solução preservativa. Em seguida, o material foi triado e os colêmbolos foram diafanizados em KOH 5% e Lactofenol e montados em lâminas para microscopia ótica semipermanente (líquido de Hoyer), para posterior identificação. Foram contabilizados 3244 espécimes, distribuídos em 15 famílias e 32 gêneros. O gênero Sphaeridia foi o mais abundante no presente estudo. Os gêneros Calvatomina, Isotobrya o subgênero Tenentiella, e as espécies Calvatomina sp1, Calvatomina sp2, Isotobrya sp1, Isotobrya sp2 e Tenentiella janssensi apresentaram novos registros para o Brasil. Observou-se que nas regiões degradadas ocorreu uma maior abundância de Collembola em comparação às áreas preservadas, consequentemente possuindo baixa riqueza de espécies, mostrando que áreas impactadas devem sofrer alteração em sua composição.
Descrição: MACHADO, Thaís Gomes. Distribuição e Taxonomia de Collembola (Hexapoda, Apterygota) em áreas preservadas e degradadas de mata atlântica do litoral norte da Paraíba, Brasil. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4146
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Gomes Machado.pdfThaís Gomes Machado 1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.