Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4147
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Jaimar Cordeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-07T15:48:44Z | - |
dc.date.available | 2014-07-07T15:48:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4147 | - |
dc.description | ARAÚJO, Jaimar Cordeiro de. A presença do índio no ensino de geografia ensino médio - desafios e possibilidades. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | No âmbito das reflexões sobre os estudos do índio no contexto educacional, este artigo visa investigar o conteúdo da disciplina de Geografia numa perspectiva indígena no ensino Médio, buscando propor um modelo de ensino para as turmas do 3º Ano. A base teórica e a análise ancoram-se nas concepções do Projeto Editorial Núcleo de História Indígena e do Indigenismo (2008), organizado por Manuela Carneiro da Cunha. O corpus da pesquisa constitui-se de cinco livros didáticos da respectiva disciplina destinados ao ensino Médio.Buscamos verificar no livro didático a visão sobre a vida dos índios, bem como características e influências do indígena na vida do nosso alunado, pois de certa forma, os livros apresentam a temática do índio quase sempre de forma fragmentada. Por meio de roteiro de pesquisa, questionou-se junto a alunos de uma escola pública – Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Cícero dos Anjos – sobre os conhecimentos e interesses sobre os índios brasileiros. Com esses dados, percebeu-se que uma nova possibilidade de ensino baseado no estudo dos índios brasileiros pode apontar caminhos uma mudança significativa no ensino e, podendo inclusive, promover o gosto pelo ensino aos educandos em formação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Celênia de Souto Macedo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Índio | pt_BR |
dc.title | A presença do índio no ensino de geografia ensino médio - desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jaimar Cordeiro de Araújo.pdf | Jaimar Cordeiro de Araújo | 858.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.