Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4152
Título: A feira livre do município de Puxinanã - PB a partir dos aspectos sociocultural e da economia informal
Autor(es): Barbosa, Paulo Sérgio Silva
Palavras-chave: Comércio Popular
Feiras Livres
Relações Sociais
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O comércio sempre desenvolveu um importante papel no desenvolvimento das cidades, e não foi diferente no município de Puxinanã-PB. A feira livre do município ocasionou transformações em vários setores, principalmente, no que dizem respeito aos fatores econômicos, sociais e culturais. Os moradores do município criaram hábitos, costumes com relação à feira, e isto passou de geração para geração, o que ocorreu ao longo de todo o processo histórico do município, e em especial a feira livre. No início era para ser uma forma de sobrevivência de poucas pessoas sem ou com poucas opções de trabalho para adquirir uma renda. Mas a história foi se perpetuando quando no decorrer do tempo esse espaço aos poucos se envolveu por atores sociais tanto da zona urbana como rural do próprio município e de áreas circunvizinhas. Esse espaço transformou-se de maneira discreta, um meio onde foram sendo estabelecida uma diversificação de produtos e objetos, bem como os costumes locais. Estes com uma identidade própria e marcados pela tradição de uma gente que talvez nem tenham percebido a proporção do que construíram na sociedade em que vivem. Porém, não se pode esquecer que apesar do ambiente de relações sociais, de encontros e distração que é estabelecido na feira, ela também é um meio de se obter renda. Muitos dos feirantes complementam sua renda familiar devido a esta, e outros tem como única fonte de renda o trabalho na feira livre. Para que este trabalho se desenvolvesse primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico com assuntos referentes ao tema estudado, em seguida foi pautado o material e método, o qual abordamos a caracterização da área estudada para um melhor conhecimento da mesma, por fim, foi realizada a pesquisa por meio de questionários e entrevistas realizadas com os autores da feira para que pudéssemos chegar aos resultados finais.
Descrição: Barbosa, P. S. S. A feira livre do município de Puxinanã - PB a partir dos aspectos sociocultural e da economia informal. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4152
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Sérgio Silva Barbosa.pdfPaulo Sérgio Silva Barbosa2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.