Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4153
Título: Configuração territorial das comunidades rural e urbana do Quilombo da Serra do Talhado no município de Santa Luzia - PB
Autor(es): Medeiros, Fabrício Olegário de
Palavras-chave: Quilombo
Comunidade Quilombola
Aspectos Culturais
Aspectos Econômicos
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: No município de Santa Luzia-Paraíba, precisamente na Serra do Talhado e no Bairro São José da referida cidade, se encontram as comunidades Quilombola da Serra do Talhado. Na pesquisa junto ao grupo foram entrevistados moradores do quilombo urbano e rural, com o proposito de desmistificar questões sobre os aspectos socioculturais e econômicos da referida comunidade quilombola. O objetivo foi descobrir como os movimentos populacionais realizados pela a maioria das famílias do quilombo rural em direção à comunidade urbana esta afetando os aspectos populacionais, educacionais, econômicos e socioculturais do referido grupo. Identificou-se que o fabrico de peças em argila está intrinsicamente ligado a história de formação e a identidade das pessoas deste lugar, é um símbolo da resistência às diversidades pelas quais essa gente passou no decorrer das últimas décadas. A musicalidade existente, principalmente entre homens da comunidade, é outro importante fator econômico e cultural, visto que essa atividade desenvolveu-se como um meio de descontração para este povo tão castigado pela seca, miséria, falta de oportunidades no mercado de trabalho formal e pelos longos dias de trabalho no campo. Vivencia-se também a dinâmica estrutural na economia do grupo, que tem uma origem comum; apenas ocupam espaços que os oferecem oportunidades distintas de ascensão social. Portanto, aponta-se como grandes desafios das comunidades estudadas a manutenção dos seus traços culturais e socioeconômicos, já que estão inseridos num cenário no qual os órgãos públicos competentes deduziram que seria mais interessante para a comunidade migrar para a cidade e instituir espaços externos ao grupo, do que fomentar políticas públicas voltadas à manutenção da comunidade no seu lugar de origem. Nessa perspectiva percebeu-se que se continuar nesse ritmo, o quilombo rural do Talhado voltará a ser um espaço perdido nas lombadas do Planalto da Borborema e isolado das instituições do país, como foi descrito pelo cineasta Linduarte Noronha no documentário Aruanda (1960), com apenas uma diferença daquela época para cá: daqui a alguns anos se transformará num lugar mais parecido com uma cidade fantasma devido aos efeitos do abandono e do tempo.
Descrição: Medeiros, F. O. de. Configuração territorial das comunidades rural e urbana do Quilombo da Serra do Talhado no município de Santa Luzia - PB. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4153
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabrício Olegário de Medeiros.pdfFabrício Olegário de Medeiros2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.