Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4168
Título: (Re) pensando o espaço urbano do distrito de mororó: estratégias, planejamento e gestão urbana no município de Barra de Santana – PB
Autor(es): Barbosa, Iara Sales
Palavras-chave: Espaço Urbano
Mobilidade Urbana
Cidades
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo fazer uma análise do Espaço Urbano da pequena cidade, especificamente do município de Barra de Santana no contexto do planejamento e estruturação geográfica do meio. O município de Barra de Santana encontra-se inserido na Mesorregião da Borborema e na Microrregião do Cariri Oriental no Estado da Paraíba, a uma altitude de 350 metros distanciando 162 km da capital João Pessoa. O interesse por este tema procede do conhecimento da área de estudo e do visível problema do município, a mobilidade urbana esta que se destaca em escala espaço-temporal no distrito de Mororó. A pesquisa se desenvolveu a partir de levantamentos bibliográficos de diversas fontes, em que levantam a temática referente à estrutura e formação das pequenas cidades no contexto brasileiro em observância a discussão, sobre o processo de descentralidade administrativa do município. Realizou-se a aplicação de questionários em pesquisa de campo em todo o município e a contabilização dos serviços em pesquisa in loco aplicada no pólo distrital e na cidade e o registro de imagens para identificação dos principais serviços comerciais e de subsistência assim como da modernidade das residências. A partir de então, considera-se que o território é o produto dos agentes moduladores, ou seja, os habitantes são os principais construtores e desconstrutores do espaço ao qual se estabelece o sentido de pertencimento do lugar, essa relação impulsiona a mobilidade aqui chamada de espaço-temporal a qual movimenta a economia local do distrito de Mororó configurando uma estrutura primaria urbana. Desse modo é possível afirmar que a cidade Barra de Santana não cresce em virtude da falta de investimento dos moradores e de pessoas ou empresas interessadas em investir no local, necessitando o apoio do poder público.
Descrição: Barbosa, I. S. (Re) pensando o espaço urbano do distrito de mororó: estratégias, planejamento e gestão urbana no município de Barra de Santana – PB. 2013. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4168
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iara Sales Barbosa.pdfIara Sales Barbosa2.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.