Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4171
Título: A problemática ambiental dos impactos ambientais causados pelo lixão de Aroeiras - PB
Autor(es): Lucena, Silvando Gomes de
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Meio Ambiente
Impacto ambiental
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Esta pesquisa objetivou identificar os impactos ambientais causados pela destinação dos resíduos sólidos no Sítio Piabas no Município de Aroeiras 􀀀 PB. Destacar os principais efeitos negativos causados pelo lixão para a comunidade do Sítio Piabas e apontar as conseqüências da poluição ambiental para a comunidade local. A destinação final do lixo vem se constituindo como um dos principais problemas ao meio ambiente, surgindo daí a necessidade de se fazer uma amostragem da destinação final desses resíduos na cidade de Aroeiras 􀀀 PB e os males causados ao meio ambiente local. Para a realização desta pesquisa utilizou-se o método descritivo, segundo Trivinos (1987), apud; (Gerhardt e Silveira, 2009) e o método estudo de caso de acordo com Lüdke e André (1986). Os resultados indicam problemas sociais e ambientais, devido ao mau gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Aroeiras, pois não existe nenhum projeto ambiental e os resíduos são jogados a céu aberto em local irregular devido a presença de várias residências nas proximidades. Existem algumas pessoas que fazem a seleção de materiais recicláveis em benefício próprio, ou seja, de forma individual. Em conversas informais com alguns moradores do local seria necessário que o poder Público Municipal se conscientizem e adote políticas voltadas para preservação do meio ambiente. No local do lixão foram identificados presença de vários tipos de animais e insetos, a exemplo de: ratos, baratas, moscas, entre outros, transmissores de vários tipos de doenças.
Descrição: Lucena, S. G. de. A problemática ambiental dos impactos ambientais causados pelo lixão de Aroeiras - PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4171
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvando Gomes de Lucena.pdfSilvando Gomes de Lucena1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.