Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Candido Tavares da-
dc.date.accessioned2014-07-09T13:14:43Z-
dc.date.available2014-07-09T13:14:43Z-
dc.date.issued2014-07-09-
dc.identifier.otherCDD 658.87-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4173-
dc.descriptionSilva, R. C. T. da. Caracterização do comércio varejista da área central da cidade de Queimadas - PB. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA história das cidades modernas está intimamente ligada ao comercio, fator este determinante para a compreensão de como os espaços urbanos foram organizados ao longo do tempo. Cada um possui seu próprio ritmo de desenvolvimento. O presente trabalho acadêmico teve como objetivo verificar e analisar as variáveis socioeconômicas locacionais que permitiram descrever as características singulares do comércio varejista e sua relação com a importância e a evolução urbana do município de Queimadas-PB. A pesquisa valeu-se de uma investigação empírica descritiva, através de levantamento de campo (pesquisa in loco), com aplicação de questionários. Foi utilizado também um levantamento bibliográfico. A importância da constatação de que a dinamicidade e a rede de relações existem na cidade de Queimadas a configuram como centro emergente. A evolução temporal da cidade explana o seu crescimento físico e comercial. Para as empresas varejistas verificou-se que um dos motivos pertinentes para instalação dos negócios é o fator crescimento da cidade que demonstra o otimismo dos lojistas em relação as oportunidade de negócios existentes, outros quesito importante esta em duas preocupações dos comerciantes: promover a satisfação do cliente e o bom atendimento. A variedade de meios de pagamento e porte de empresa, bem como o alto grau de formalização do setor também foram indagações pertinentes. Parte dos comerciantes possuía interesse em expandir seus negócios. Identificaram-se três perfis de consumidores que, via de regra divergem em relação ao poder aquisitivo, o nível de satisfação e sua opinião sobre o comercio local. Ao final da pesquisa constatou-se que as variáveis locacionais proporcionaram a expansão e o incremento de novas possibilidades empreendedoras comerciais. Confirmou-se também que os empreendimentos privados cresceram visto pelo número de negócios. A cidade ainda possui deficiências em infraestrutura. Em relação aos comerciantes, apurou-se que necessitam de formação para uma melhor gestão, os funcionários das empresas carecem de capacitação profissional. A premência por uma organização se faz necessária pela falta de incentivos fiscais por parte do poder público.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aretuza Candeia de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectComércio Varejistapt_BR
dc.subjectEstratégia Varejistapt_BR
dc.subjectCrescimento Economicopt_BR
dc.subjectSocioeconomicopt_BR
dc.titleCaracterização do comércio varejista da área central da cidade de Queimadas - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Candido Tavares da Silva.pdfRodrigo Candido Tavares da Silva1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.