Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4174
Título: Os reflexos da crise paraguaia de 2012 no contexto sul-americano: o Brasil como líder regional
Autor(es): Soares, Arthur Felipe Murta Rocha
Palavras-chave: América do Sul
Paraguai
Impeachment
Neogolpismo
Liderança regional
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Em junho de 2012, o presidente paraguaio Fernando Lugo sofreu um impeachment que despertou, mais uma vez, o debate sobre a estabilidade democrática nos países da América do Sul, região que vem passando por processos recorrentes de deposições presidenciais, no que se pode chamar de neogolpes. A forma como o Brasil atuou no caso do Paraguai foi o elemento motivador para estudo e análise de sua presença regional enquanto líder. A pesquisa objetiva verificar, a partir dos reflexos da crise paraguaia de 2012, como o Brasil se comporta considerando suas expectativas e estratégias em vista de se tornar um líder regional. Trata-se de um levantamento bibliográfico apoiado na leitura de documentos oficiais do governo brasileiro e dos organismos regionais relativos às posturas tomadas após a notícia do impeachment. O Brasil tem se projetado como um ator sempre presente nos processos regionais de instabilidade política, sendo um defensor da plena concretização dos valores democráticos. Contudo, a postura conformista do Brasil em determinados temas e seus posicionamentos nem sempre tão firmes, como na crise do Paraguai, acabam por não concretizar as suas expectativas de liderança regional.
Descrição: SOARES, Arthur Felipe Murta Rocha. Os reflexos da crise paraguaia de 2012 no contexto sul-americano: o Brasil como líder regional. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4174
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Felipe Murta Rocha Soares.pdfArthur Felipe Murta Rocha Soares627.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.