Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4175
Título: Dinâmica espaço-temporal da comunidade fitoplanctônica de reservcatórios em cascata da Bacia do Alto Rio Paraíba
Autor(es): Silva, Paulo Roberto Nunes da
Palavras-chave: Fitoplâncton
Cianobactérias
Ecossistemas aquáticos
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A biodiversidade dos ecossistemas aquáticos é representado em grande parte pelo fitoplâncton, que inclui os organismos fotossintetizantes, sendo fundamental para as cadeias alimentares aquáticas, desempenhando um papel primordial no fluxo energético desses ambientes, tanto pela sua abundância quanto pela sua função de produtor primário. A finalidade deste estudo foi analisar a variação espaço-temporal da estrutura (composição, biovolume, diversdiade) da comunidade fitoplanctônica de reservatórios em cascata localizadas na Bacia do Alto Rio Paraíba. Foram realizadas coletas trimensais de setembro 2010 à setembro de 2011, em uma estação de amostragem em cada reservatório, sendo realizada em quatro profundidades seguindo percentuais de penetração de luz: 100%, 50%, 1% e região mais profunda, de acordo com os parâmetros do disco de Secchi. Foi observado durante os meses de seca e de chuvas médias diferenciadas com relação a transparência da água, foram obtidos valores através do disco de Sechi, para a estação seca (1.48m), (1.25m) e (2.08m) e para estação chuvosa (0.35m), (1.4m) e (2.7m) respectivamente para os açudes Poções, Camalaú e Boqueirão. Dentre os compostos nitrogenados inorgânicos, o que mais se destacou foi a amônia alcançando na região mais profunda Pmax 122,33 µg/L em dezembro de 2010. Quanto aos reservatórios de Camalaú e Epitácio Pessoa apresentaram concentrações médias de fósforo de 59,7 µg/L e 51,1 µg/L sendo classificados como corpos de água mesotróficos. De modo geral o longo período de amostragens confirma-se variações significativas das concentrações desta variável para todos os reservatórios, principalmente para os meses de março de 2011 a setembro/2011. Na comunidade fitoplanctônica dos três reservatórios estudados, foram identificados durante todo o estudo 37 táxons distribuídas em 6 classes taxonômicas: Chlorophycea, Cyanobactéria, Bacillariophyceae, Diatomaceae, Euglenophyceae e Zygnemaphyceae. Dentre esses grupos taxonômicos as cyanobactérias foram foi a melhor representada em número de táxons, destacando-se Coelomoron sp., Cylindrospermopsis raciborskii, Microcystis aeruginosa, Oscillatoria sp.e Planktothrix agardhii os quais estiveram presente nos três reservatórios. Dos resultados obtidos com os compostos da série fosfatada, as concentrações médias variaram entre 11,0 µg/L nos reservatórios Epitácio Pessoa e Poções e 23,2 µg/L em Camalaú.Com base nos resultados obtidos no referido estudo foi possível concluir que as altas concentrações de fósforo e nitrogênio, durante todo período amostral, podem ter sido determinantes na dominância das cianobactérias, já que as mesmas se mostraram bastantes representativas nos reservatórios (Epitácio Pessoa, Camalaú e Poções). De acordo com Índice de estado trófico (IET) os reservatórios se mostraram de mesotrófico a eutrófico o que gera preocupações em relação a utilização da água, sobretudo para o abastecimento público.
Descrição: SILVA, P. R. N. da. Dinâmica espaço-temporal da comunidade fitoplanctônica de reservatórios em cascata da Bacia do Alto Rio Paraíba. 2012. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4175
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Roberto Nunes da Silva.pdfPaulo Roberto Nunes da Silva1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.