Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4176
Título: Estudo de herança de caracteres em mamoneira
Autor(es): Ramos, Lamonier Chaves
Palavras-chave: Mamoneira
Ricinus Communis L.
Genética vegetal
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A mamoneira (Ricinus communis L.) é uma espécie com grande polimorfismo e muitas dessas variações podem ser exploradas no melhoramento ou ser úteis como marcadores genéticos. O entendimento de como essas características são herdadas é importante para definir as melhores estratégias para o isolamento de genes de interesse e o desenvolvimento de novas cultivares. Por se tratar de uma planta mista, quanto à biologia reprodutiva, e por não apresentar depressão endogâmica, os métodos de melhoramento aplicados a plantas autógamas e alógamas podem ser utilizados. Este trabalho tem como objetivo estudar a herança de alguns caracteres morfológicos relacionados com resistência a pragas e doenças. Sementes autofecundadas por três gerações consecutivas de três genótipos divergentes para a presença de antocianina, de cera e de excrescências no pecíolo, foram plantadas e cruzadas na sede da Embrapa algodão. O modo de herança foi analisado nas gerações F e, com base em resultados de teste do qui-quadrado para as proporções observadas no campo, inferiu-se que a presença de antocianina, de cera e de excrescências é dominante sobre a ausência, e devem ser de herança governada por um ou poucos genes. No entanto, em todos os caracteres estudados se observou em campo que na geração F havia gradientes de intensidade que dificultaram a classificação das plantas, o que pode também ser atribuído à herança poligênica ou quantitativa. Outros autores também constataram o mesmo, porém estudos mais aprofundados para elucidar estas questões não foram realizados. Há indicativo de que possa haver um gene regulador dominante para expressão da cera no limbo da folha. Sob esse ponto de vista, os fenótipos observados no campo se ajustam a proporção de 13:3, caracterizando epistasia recessiva dominante.
Descrição: RAMOS, L. C. Estudo de herança de caracteres em mamoneira. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4176
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lamonier Chaves Ramos.pdfLamonier Chaves Ramos846.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.