Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, William Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T14:17:28Z | - |
dc.date.available | 2014-07-09T14:17:28Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 378. 166 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4177 | - |
dc.description | OLIVEIRA, W. A. de. O ENEM como referencial para reformulação da prática docente. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) vem se popularizando a cada ano e deixou de ser apenas um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio e tornou-se uma oportunidade real de ingresso no ensino superior. Diferente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do ENEM é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o ENEM coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los. Diante desse contexto e da consequente necessidade de reformular a prática docente no sentido de romper com o modelo tradicional de ensino e desenvolver um modelo que gere nos discentes as mais diversas competências e habilidades e que propicie não apenas um bom desempenho na prova do ENEM mais também elementos para formação e vida em sociedade, aplicou-se, dentro do Estágio Supervisionado VII e VIII, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nezinha Cunha Lima, práticas docentes norteadas pelos Referenciais Teóricos do ENEM, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e pela Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Observou-se que o modelo aplicado, que por fins didáticos aqui denominamos sóciointeracionista-construtivista, atende a proposta uma vez que flexibiliza o papel do professor e aproxima o discente da sua realidade, consolidando-se como uma importante ferramenta no fomento ao processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Reformulação pedagógica | pt_BR |
dc.title | O ENEM como referencial para reformulação da prática docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - William Araújo de Oliveira.pdf | William Araújo de Oliveira | 521.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.