Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4178
Título: Perfil clínico e acessibilidade de usuários ao programa de controle da hipertensão arterial na cidade de Campina Grande: um estudo piloto
Autor(es): Lima, Janayna Dias
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Epidemiologia
Promoção da saúde
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Têm alta prevalência e baixas taxas de controle. Objetivos: Mensurar o perfil de indivíduos atendidos pelo programa de controle da Hipertensão Arterial e identificar através dos usuários o acesso ao programa de controle da na cidade de Campina Grande-PB. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto, cujo estudo maior do qual faz parte é de caráter transversal. A pesquisa foi realizada em 5 centros de saúde com amostra de 55 indivíduos. Para coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado, dividido em quatro partes: características sociodemográficas; características clínicas; informações sobre hábitos de vida e avaliações específicas; e informações sobre o programa de hipertensão arterial. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual (UEPB), sob o protocolo 10224713.4.0000.5187. Os dados foram submetidos à análise através da estatística descritiva com o uso do pacote estatístico SPSS versão 19.0. Resultados: A maioria dos indivíduos era do gênero feminino (65,5%), cor não branca (78,2%), ex-tabagista (59,3%), possuía razão cintura quadril não adequada (60%) e sobrepeso (52,7%). A atividade que a maioria dos usuários relatou receber foi medida da pressão arterial (92,7%) e o profissional de maior acesso foi o médico (85,5%). Quanto às barreiras e facilitadores para ter acesso às atividades desenvolvidas pelo centro de saúde, 50,9% relatou possuir alguma barreira e 74,5% alguma facilidade. Conclusão: Estudos semelhantes devem ser realizados, com o intuito de traçar melhores estratégias para atender essa população.
Descrição: LIMA, J. D. Perfil clínico e acessibilidade de usuários ao programa de controle da hipertensão arterial na cidade de Campina Grande: um estudo piloto. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4178
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janayna Dias Lima.pdfJanayna Dias Lima471.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.