Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/418
Título: Gestão de resíduos sólidos na construção civil "ciclo do gesso em uma obra de edificação"
Autor(es): Santos, Edson Filho da Silva
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Gestão ambiental
Construção civil
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: A construção civil tem tido um crescimento considerável na ultima década, porém a falta de mão- de- obra qualificada e de tecnologia adequada faz com esse ramo da economia seja a que mais produza resíduos sólidos urbanos. Dessa forma é de extrema importância fazer a gestão dos resíduos da construção civil, entre eles o gesso, que possui um alto índice de contaminação no meio ambiente. A finalidade deste trabalho é fazer a gestão dos resíduos de gesso em uma obra, fazendo a quantificação e a separação do gesso dos demais resíduos existentes, como também propor a melhor opção de destinação para o mesmo. Obteve-se como resultados um total de 30,3% de resíduo de gesso gerado na obra, esse valor representa 27,5% do total de resíduo gerado na obra no mesmo período. A resolução 431/2011 que altera a resolução CONAMA 307/2003 especifica que o gesso possui tecnologias de reciclagem e reutilização, e que o dever de fazer gestão desses resíduos deve ser das fontes geradoras. Além disso, programas do governo como o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, estimulam as empresas da construção civil a fazerem gestão dos seus resíduos, provocando a redução dos resíduos gerados e diminuindo a poluição do meio ambiente.
Descrição: SANTOS, E. F. da S. Gestão de resíduos sólidos na construção civil "ciclo do gesso em uma obra de edificação". 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/418
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Filho da Silva Santos.pdfEdson Filho da Silva Santos2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.