Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Moniclaudia Pereira dos-
dc.date.accessioned2014-07-09T14:39:11Z-
dc.date.available2014-07-09T14:39:11Z-
dc.date.issued2014-07-09-
dc.identifier.otherCDD 310-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4180-
dc.descriptionSANTOS, M. P. dos. Análise de dados com medidas repetidas utilizada no estudo do desempenho escolar no ensino fundamental. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO ensino fundamental e uma das etapas mais importantes para a formação do indiv íduo, que requer em sua conclusão o dom ínio da escrita, leitura e do c álculo capacitando-o a compreender as diversas formas do ambiente social e natural, assim é importante analisar o desempenho escolar durante essa etapa, analisando-se as diferen ças ou não com rela ção ao tempo (ano escolar) e ao sexo (feminino e masculino). A realização de estudos com medidas repetidas na avalia ção do desempenho escolar torna-se relevante, visto que, a compreensão e a perspectiva da qualidade da educa ção, muitas vezes est á relacionada com esse rendimento. Portanto, o objetivo desse trabalho e avaliar o desempenho do aluno atrav és de m étodos estat ísticos, apresentando como t écnica apropriada a análise multivariada com medidas repetidas. Os dados utilizados para o estudo foram coletados de um col égio particular da cidade de Campina Grande, com uma amostra de 40 estudantes, sendo analisadas as m édias nais do mesmo indiví duo em cada ano letivo (2º ao 9º ano) nas disciplinas de português, matem ática, ciências, hist ória e geografi a. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que, as medidas ao longo do tempo são correlacionadas entre si, quanto as hipóteses testadas pode-se concluir que o ano é um fator relevante e não constante quanto ao rendimento do aluno, principalmente mais evidenciado na transi ção do 5º para o 6º ano e que para o fator sexo não encontrou-se evidências para a diferen ça no desempenho escolar entre meninos e meninas. Sendo assim, a an álise multivariada no modelo de medidas repetidas ajustou-se bem aos dados, permitindo-se uma efetiva avalia ção do desempenho escolar na fase do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: João Gil de Lunapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectMedidas repetidaspt_BR
dc.subjectAnálise multivariadapt_BR
dc.titleAnálise de dados com medidas repetidas utilizada no estudo do desempenho escolar no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Moniclaudia Pereira dos Santos.pdfMoniclaudia Pereira dos Santos1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.