Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Moniclaudia Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-09T14:39:11Z | - |
dc.date.available | 2014-07-09T14:39:11Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 310 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4180 | - |
dc.description | SANTOS, M. P. dos. Análise de dados com medidas repetidas utilizada no estudo do desempenho escolar no ensino fundamental. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino fundamental e uma das etapas mais importantes para a formação do indiv íduo, que requer em sua conclusão o dom ínio da escrita, leitura e do c álculo capacitando-o a compreender as diversas formas do ambiente social e natural, assim é importante analisar o desempenho escolar durante essa etapa, analisando-se as diferen ças ou não com rela ção ao tempo (ano escolar) e ao sexo (feminino e masculino). A realização de estudos com medidas repetidas na avalia ção do desempenho escolar torna-se relevante, visto que, a compreensão e a perspectiva da qualidade da educa ção, muitas vezes est á relacionada com esse rendimento. Portanto, o objetivo desse trabalho e avaliar o desempenho do aluno atrav és de m étodos estat ísticos, apresentando como t écnica apropriada a análise multivariada com medidas repetidas. Os dados utilizados para o estudo foram coletados de um col égio particular da cidade de Campina Grande, com uma amostra de 40 estudantes, sendo analisadas as m édias nais do mesmo indiví duo em cada ano letivo (2º ao 9º ano) nas disciplinas de português, matem ática, ciências, hist ória e geografi a. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que, as medidas ao longo do tempo são correlacionadas entre si, quanto as hipóteses testadas pode-se concluir que o ano é um fator relevante e não constante quanto ao rendimento do aluno, principalmente mais evidenciado na transi ção do 5º para o 6º ano e que para o fator sexo não encontrou-se evidências para a diferen ça no desempenho escolar entre meninos e meninas. Sendo assim, a an álise multivariada no modelo de medidas repetidas ajustou-se bem aos dados, permitindo-se uma efetiva avalia ção do desempenho escolar na fase do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: João Gil de Luna | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | Medidas repetidas | pt_BR |
dc.subject | Análise multivariada | pt_BR |
dc.title | Análise de dados com medidas repetidas utilizada no estudo do desempenho escolar no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 09 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Moniclaudia Pereira dos Santos.pdf | Moniclaudia Pereira dos Santos | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.