Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4181
Título: Rastreio da sintomatologia depressiva em mulheres grávidas do pré-natal de alto risco
Autor(es): Araújo, Priscila Lopes
Palavras-chave: Depressão
Gravidez
Pré-natal
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A gravidez é uma fase da vida da mulher de vulnerabilidade à manifestação de transtornos psíquicos, com especial atenção a depressão. Este estudo objetivou detectar a presença de sintomatologia depressiva na mulher assistida no pré-natal de alto risco e compreender sua experiência ao responder a Escala de Depressão Pós-Parto de Edinburgh (EPDS). Consiste em uma pesquisa quati-qualitativa, exploratória-descritiva e transversal. Realizada no mês de dezembro de 2012 no serviço de alto risco da cidade de Campina Grande (PB). Foram entrevistadas 16 mulheres grávidas, com utilização de roteiro semiestruturado, ficha para descrição do perfil e EPDS. Os resultados revelam a falta de atenção dos profissionais de saúde quanto aos aspectos emocionais das mulheres durante as consultas de pré-natal no alto risco. Sintomas depressivos foram identificados por meio do relato de choro, sentimento de tristeza e acúmulo de tarefas em seu dia-a-dia. O quesito de maior relevância do instrumento para as mulheres foi o qual abordava a temática de ideação suicida. Constatou-se que as mulheres consideraram a utilização da EPDS importante na rotina das consultas de pré-natal por possibilitar um momento de diálogo com o profissional acerca de seus sentimentos. Portanto, é visível a necessidade de mais pesquisas sobre os transtornos psíquicos durante a gravidez e inclusão da saúde mental na assistência pré-natal às mulheres.
Descrição: ARAÚJO, P. L. Rastreio da sintomatologia depressiva em mulheres grávidas do pré-natal de alto risco. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4181
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Lopes Araújo.pdfPriscila Lopes Araújo1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.