Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4182
Título: Escala de depressão pós-parto de Edimburgo (EPDS): a percepção de puérperas da Atenção Básica
Autor(es): Silva, Yris Luana Rodrigues da
Palavras-chave: Depressão pós-parto
EPDS
Enfermagem materno-infantil
Escalas de graduação psiquiátrica
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O puerpério é considerado um período de grandes modificações para a mulher, e vulnerabilidade para o aparecimento de transtornos psiquiátricos, sendo a depressão Pós-Parto (DPP) o principal deles. A DPP tem início geralmente depois da quarta semana do pós-parto, podendo se estender por até um ano. Por não haver parâmetros fisiológicos exclusivos, o diagnóstico da DPP pode ser negligenciado ou ocorrer tardiamente. Diante dessa perspectiva, a Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo (EPDS) consiste num instrumento mais utilizado para o rastreamento dos sintomas depressivos que se manifestam após o parto. Estudo do tipo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no município de Campina Grande, em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), no período de dezembro de 2011 a maio de 2012. A amostra foi constituída por 16 mulheres que responderam à EPDS durante a consulta de puericultura de seus filhos. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. O estudo teve por objetivo de compreender a experiência de mulheres no pós-parto ao responderem a EPDS Os resultados encontrados mostram que o uso da escala possibilitou às mulheres uma reflexão emocional e ainda pôde atuar na sinalização dos sintomas da DPP possibilitando diagnóstico e intervenção precoce do enfermeiro da Atenção Básica. Conclui-se que no contexto em que foi aplicada, a escala atuou como um instrumento válido, por ser de aplicação rápida e ter um baixo custo, podendo ser implantada na rede de saúde pública.
Descrição: SILVA, Y. L. R. da. Escala de depressão pós-parto de Edimburgo (EPDS): a percepção de puérperas da Atenção Básica. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4182
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yris Luana Rodrigues da Silva.pdfYris Luana Rodrigues da Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.