Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4183
Título: Atividade analgésica e toxicidade da Spondia mombin L. em modelos animais
Autor(es): Luz, Steffanie Muniz Deusdará
Palavras-chave: Toxicidade
Spondia mombin L.
Atividade analgésica
Cajazeiras
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Spondia mombin L., é popularmente conhecida como Cajazeira. Seus frutos são utilizados pela população do nordeste brasileiro na alimentação. A casca do caule é usada como cicatrizante e suas folhas são empregadas para o tratamento de febre, diarreia, blenorragia e hemorroidas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade analgésica do EEtB de S. mombin nos modelos de nocicepção induzida por ácido acético em camundongo, assim como testar sua toxicidade para determinação da CL50 frente a A. salina e DL50 em animais. Foi realizada também uma triagem fitoquímica com o intuito de se verificar as classes de metabolitos secundários presentes do EEtB da Cajazeira. No screening qualitativo foi possível sugerir a presença de saponinas, taninos e fenóis. Os resultados obtidos demostraram que o extrato possui atividade analgésica, não sendo evidenciada letalidade no teste de toxicidade aguda, ou seja, não se obteve DL50 garantindo então segurança no seu uso. Assim, conclui-se que o extrato de S. mombin se mostrou promissor para a busca de novos fármacos de origem vegetal.
Descrição: LUZ, S. M. D. Atividade analgésica e toxicidade da Spondia mombin L. em modelos animais. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4183
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Steffanie Muniz Deusdará Luz.pdfSteffanie Muniz Deusdará Luz640.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.