Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4184
Título: Prevalência e controle de vetores da Doença de Chagas na Paraíba
Autor(es): Moura, Gustavo Bezerra de
Palavras-chave: Doença de Chagas
Triatomíneos
Vetores
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A Doença de Chagas é transmitida a seres humanos por insetos hematófagos, conhecidos como triatomíneos. O habitat destes insetos vem sofrendo alteração pelas ações humanas, motivando o alojamento dos vetores nos domicílios, onde há alimento e abrigo. A doença é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que chega aos humanos através das fezes de espécies domiciliadas de triatomíneos contaminados. Quantidade expressiva de mamíferos silvestres e domésticos serve de hospedeiros para o parasita, o que tem dificultado as poucas ações de controle para a erradicação da doença pelas políticas públicas. Este trabalho tem como objetivo verificar a prevalência de vetores da Doença de Chagas na região de Campina Grande e dos municípios circunvizinhos, atendidos pela Fundação Nacional de Saúde, no período de 2004 a 2010, incluindo sua classificação taxonômica e o grau de contaminação destes insetos pelo agente etiológico da Doença de Chagas. Os municípios que apresentaram maior índice de infestação no período pesquisado foram Boa Vista, Taperoá e Barra de Santana. A espécie mais prevalente foi Triatoma pseudomaculata; em segundo lugar aparece Triatoma brasiliensis e em terceiro lugar Panstrongylus lutzi; estas espécies correspondem a quase 98% dos vetores encontrados nos domicílios. Observou-se redução de triatomíneos nas residências ao longo do período pesquisado, mas se faz importante manter a vigilância epidemiológica de forma eficiente e duradoura, com capacidade de controlar o crescimento populacional dos triatomíneos e, consequentemente, da Doença de Chagas, na intenção de acabar o contágio humano com Trypanosoma cruzi nas unidades domiciliares.
Descrição: MOURA, G. B. de. Prevalência e controle de vetores da Doença de Chagas na Paraíba. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4184
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Bezerra de Moura.pdfGustavo Bezerra de Moura535.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.