Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4186
Título: Análise populacional dos equídeos no Semiárido Paraibano
Autor(es): Sousa, Leonardo de Oliveira
Palavras-chave: Eqüinos
Asininos
Muares
População animal
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Os remanescentes das espécies de equídeos do Nordeste brasileiro dizem respeito principalmente àquelas populações locais de cavalos, jumentos e burros; que estão adaptadas e desenvolveram papel fundamental na formação econômica, social e histórica da região. Devido a sua rusticidade e resistência ao ambiente pouco favorável do semiárido são utilizados no transporte, sela, carga e tração. Estima-se que existam cerca de 570 raças locais de equídeos no mundo. O Brasil possui a terceira maior população do mundo, com destaque para o Nordeste, que além de equinos, concentra o maior registro de asininos e muares. O objetivo desse trabalho foi analisar a situação da população das principais espécies de equídeos (equinos, asininos e muares) e elencar os possíveis motivos que levaram a variação do seu efetivo. Os dados foram obtidos da Pesquisa Pecuária Municipal de 2004 a 2010, realizada periodicamente pelo IBGE. Levou-se em consideração o efetivo de equinos, asininos e muares na região abrangida pelo semiárido no estado da Paraíba. As principais espécies de equídeos vêm sofrendo diminuições do seu efetivo. O Sertão paraibano foi a mesorregião da Paraíba que apresentou maiores perdas do efetivo de equídeos. Entre as espécies analisadas, os asininos sofreram a maior redução do seu efetivo total. A análise da situação da população das espécies de equídeos mais importantes para a região mostrou um saldo negativo do efetivo total de 2010 com relação ao efetivo de 2004. Esse estudo permite ter um embasamento prático para o planejamento de programas de preservação dessas espécies.
Descrição: SOUSA, L. de O. Análise populacional dos equídeos no Semiárido Paraibano. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4186
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo de Oliveira Sousa.pdfLeonardo de Oliveira Sousa814 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.