Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4187
Título: Gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, Campina Grande – PB
Autor(es): Leite, Anny Railda Ângelo Alventino Pereira
Palavras-chave: Gestão de resíduos sólidos
Cotidiano escolar
Educação ambiental
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: O presente relatório traz os resultados de um trabalho de intervenção realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral na cidade de Campina GrandePB. Os objetivos consistiram em implantar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos na Instituição e estimular a consciência de preservação ambiental entre os estudantes e a comunidade escolar através da Educação Ambiental. Foram realizadas ações de intervenção educacional voltadas à conscientização do público alvo, dentre estas, foram contempladas aulas expositivas e palestras, coleta, separação e destinação dos resíduos sólidos gerados na escola e na comunidade seguidas pela realização de oficinas de reciclagem. Os resíduos sólidos foram coletados tanto na comunidade escolar como nos pontos comerciais do conjunto habitacional no qual a escola está instalada, como forma de inserir a comunidade nas ações educativas. Os dados foram levantados por meio da aplicação de questionário respondido por alunos, professores e demais funcionários com o objetivo de avaliar a eficácia das palestras ministradas pelos alunos no início do trabalho; com base na comparação entre os resíduos gerados na escola e os coletados na comunidade, tomando como parâmetro o tipo de resíduo coletado (papel ou papelão, plástico, vidro, metal ou resíduo orgânico) e na participação efetiva dos estudantes na amostra pedagógica na qual foram expostos os produtos gerados nas oficinas de reciclagem. Os resultados demonstraram que a maior parte dos resíduos destinados à cooperativa Cotramare foi proveniente dos pontos comerciais, tendo a escola gerado pouca quantidade de resíduos. A avaliação dos alunos foi realizada durante Amostra Pedagógica sendo considerados itens como a participação, responsabilidade, assiduidade e rendimento escolar (na disciplina de Biologia).
Descrição: LEITE, A. R. Â. A. P. Gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, Campina Grande – PB. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4187
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anny Railda Ângelo Alventino Pereira Leite.pdfAnny Railda Ângelo Alventino Pereira Leite1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.