Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4189
Título: Utilização de répteis como animais de estimação: implicações conservacionistas
Autor(es): Araújo, Bruna Monielly Carvalho de
Palavras-chave: Etnoherpetologia
Conservação de animais
Répteis
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A diversidade de répteis no mundo é extensa e boa parte é utilizada por humanos para diversas finalidades. Muitas espécies são comercializadas como pets, que se traduz em uma potencial pressão para as populações das espécies mais exploradas. Diante deste cenário a presente revisão tem como objetivo analisar o uso de repteis como animais de estimação e suas implicações para conservação. As informações foram coletadas a partir da análise de artigos publicados, livros, teses, dissertações e relatórios, disponíveis em bases de dados nacionais e internacionais online que abordassem o uso da herpetofauna relacionada ao comércio legal e ilegal. Adicionalmente, foram consultados sites de venda de animais de estimação. Os resultados mostraram que pelo menos 537 espécies de répteis, distribuídas em 36 famílias são utilizadas e envolvidas em uma rede de comercialização de animais de estimação, destinados tanto para as diferentes regiões do Brasil, como para o comércio e exterior. As famílias mais frequentemente reportadas foram Iguanidae (21 estudos), Emydidae (20 estudos), Testudinidae (19 estudos) e Boidae (16 estudos). Por outro lado, as famílias mais representativas em termos de espécies mencionadas foram: Gekkonidae (73 spp.), Colubridae (68 spp.), Agamidae (41 spp.), Chamaeleonidae (38 spp.) e Boidae (35 spp.). Das espécies registradas nesta revisão, 94 espécies estão em risco de extinção, de acordo com a IUCN; e 162 constam na CITES. Constatou-se que o comércio da herpetofauna pode exercer grande pressão sobre as espécies de repteis, fazendo-se necessários estudos posteriores que abordem essa temática para possível elaboração de medidas adequadas para conservação da herpetofauna, englobando aspectos ecológicos e culturais.
Descrição: ARAÚJO, B. M. C. de A. Utilização de répteis como animais de estimação: implicações conservacionistas. 2014. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4189
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Monielly Carvalho de Araújo.pdfBruna Monielly Carvalho de Araújo1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.