Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4190
Título: Efeito do exercícios físico sobre a cognição de idosos com comprometimento cognitivo leve
Autor(es): Lima, Ana Lígia Silva de
Palavras-chave: Saúde do idoso
Exercício físico
Função cognitiva
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Introdução: O Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é uma definição que caracteriza idosos com declínio cognitivo em alguma função cognitiva, mas com funcionamento cognitivo global normal. Seu diagnóstico é feito através do relato subjetivo do declínio das capacidades cognitivas a partir de um nível anterior, presente durante pelo menos 6 meses. O tratamento pode ser realizado através do uso de fármacos ou por meio de terapias não-farmacológicos. Uma destas terapias é o exercício físico. Diante disto, este estudo propôs-se, através de uma revisão sistemática, a verificar o efeito do exercício físico em idosos com CCL. Metodologia: a pesquisa foi realizada nas das bases de dados PubMEd, PsycInfo, SPORTDiscuss, Scopus, CINAHL e MEDLINE, no período de julho a setembro de 2013, através da combinação dos descritores: Exercise Therapy; Exercise; Mild Cognitive Impairment; Aged; Elderly; Cognition; Therapeutic Exercise; Dementia Senile; Exercise Movement Techniques. Para a seleção dos artigos utilizou-se os critérios de inclusão e exclusão. Os estudos foram incluídos se a intervenção fosse realizada através de exercício físico; com idosos portadores de CCL tipo amnésico de acordo com os critérios de Petersen; se estivessem escritos em português, inglês ou espanhol; se possuíssem pelo menos um grupo ou condição de controle e apresentasse pelo menos, uma medida prévia e posterior ao tratamento. Critérios de exclusão não foram utilizados. Resultados: Após a seleção reuniu-se 14 artigos. Destes, oito eram ensaios clínicos randomizados, cinco eram estudos quase experimentais e um era caso-controle. A população estudada em 13 dos 14 estudos foi de idosos com CCL. A maioria dos estudos utilizou com intervenção o exercício anaeróbico, como: exercícios de alongamento, exercícios de fortalecimento muscular, fisioterapia motora, exercícios de equilíbrio ou a utilização de terapias alternativas como o Nintendo Wii, o Tai Chi Chuan. Seis estudos realizaram exercícios físicos aeróbicos, como: caminhada ou bicicleta estacionária, utilizando entre 70% a 80% do VO2 máx. ou 75 a 85% da frequência cardíaca de base de cada participante. A análise do efeito do tipo de exercício sobre a cognição revelou que, os exercícios do tipo aeróbicos foram capazes de melhorar o estado cognitivo geral dos idosos e especificamente a memória, as funções executivas e a linguagem, e diminuir a progressão da doença. Já os exercícios anaeróbicos possibilitaram uma melhora no funcionamento cognitivo global e, especificamente, na memória, nas funções executivas e na atenção. Conclusão: com base nos dados desta revisão, sugere-se que os exercícios físicos promovem um ganho cognitivo em idosos com CCL, independente do tipo utilizado.
Descrição: LIMA, A. L. S. de. Efeito do exercícios físico sobre a cognição de idosos com comprometimento cognitivo leve. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4190
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lígia Silva de Lima.pdfAna Lígia Silva de Lima1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.