Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4192
Título: Ação antimicrobiana do extrato de Eugenia Uniflora L. (pitanga) sobre Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli
Autor(es): Nascimento, André Luiz Dias Ribeiro
Palavras-chave: Atividade antimicrobiana
Fitoterapia
Plantas medicinais
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: As infecções bacterianas tem sido responsáveis pelas doenças endêmicas e epidêmicas, portanto, exercem um papel histórico no que se refere aos problemas de saúde. Com o surgimento dos antibióticos produzidos pela indústria farmacêutica em meados do século XX, acreditava-se no controle das infecções, possivelmente o uso irracional dos agentes antimicrobianos foi responsável por gerar mudanças na estrutura genética destas, tornando-as resistentes apesar da disponibilidade de antibióticos eficazes. Uma estratégia atual no tratamento de doenças causadas por bactérias vem sendo buscar possibilidades que visem minimizar danos à saúde e maior ação contra processos infecciosos, tendo em vista que alguns antibióticos convencionais têm perdido a eficácia. Nesse contexto, trabalhos desenvolvidos com extratos brutos, obtidos a partir de plantas medicinais têm indicado potencial antimicrobiano. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana dos extratos hidroalcóolicos das folhas, frutos e talos da Eugenia uniflora L. sobre cepas de Staphylococcus aureus (American Type Culture Colection - ATCC 25923), Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853), Escherichia coli (ATCC 25922). Os testes de sensibilidade microbiana aos extratos vegetais foram determinados pela técnica de difusão em disco, observando-se o tamanho dos halos de inibição (mm) obtidos, bem como a determinação da concentração inibitória mínima (CIM); os resultados obtidos apontaram que o o extrato oriundo da folha desempenhou atividade quando aplicado em concentração de 100% e 50% e o extrato do fruto desempenhou atividade quando aplicado em concentração de 100%, ambos frente as cepas de Staphylococcus aureus.
Descrição: NASCIMENTO, A. L. D. R. Ação antimicrobiana do extrato de Eugenia Uniflora L. (pitanga) sobre Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4192
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Luiz Dias Ribeiro Nascimento.pdfAndré Luiz Dias Ribeiro Nascimento796.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.