Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4194
Título: Defeitos topológicos em teorias clássicas de campos e suas aplicações
Autor(es): Melo, Téssio Rogério Nóbrega Borja de
Palavras-chave: Topologia
Teorias de campos
Formalismo lagraniano
Formalismo hamiltoniano
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Este trabalho trata de forma sucinta das aplicações dos defeitos topológicos em teorias de campos. Discute-se inicialmente a construção de teorias clássicas de campos nos formalismos lagrangiano e hamiltoniano, dando ênfase maior ao formalismo lagrangiano. São apresentados também métodos matemáticos importantes na obtenção de soluções das equações de movimento para o sistema, conhecido como método de Bogomol’nyi, e soluções de novas teorias a partir de teorias conhecidas, utilizando o método de deformação. São discutidos conceitos fundamentais em teorias de campos, como quebra espontânea de simetria e defeitos topológicos, juntamente com suas aplicações em física de partículas e, principalmente, em física da matéria condensada, nos fenômenos de transição de fase, ferromagnetismo, superfluidez e supercondutividade.
Descrição: MELO, T. R. N. B. de. Defeitos topológicos em teorias clássicas de campos e suas aplicações. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4194
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Téssio Rogério Nóbrega Borja de Melo.pdfTéssio Rogério Nóbrega Borja de Melo876.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.