Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Lucivânia Cavalcante de-
dc.date.accessioned2014-07-09T16:43:55Z-
dc.date.available2014-07-09T16:43:55Z-
dc.date.issued2014-07-09-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4195-
dc.descriptionSOUSA, L. C. de. A contribuição do estágio supervisionado em Ciências Biológicas no processo de ensino-aprendizagem na percepção dos alunos de duas escolas públicas de Campina Grande – PB. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractÉ indiscutível a importância da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado na formação do profissional da área de Educação, tendo em vista que além de ser um elemento articulador no currículo do curso de formação de professores, funciona como um elo entre teoria e prática e promove a ainda a aproximação da Universidade com as escolas de Educação Básica. Mas infelizmente são raras as pesquisas que apontem como os estudantes (alunos da educação básica) percebem o estágio em sua escola, em outras palavras, pouco são os estudos que identificam o grau de satisfação dos alunos com o ensino que é ministrado pelos estagiários. Com base nessa reflexão, foi elaborado este trabalho em duas escolas públicas de Campina Grande: Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Itan Pereira e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora do Rosário, no intuito de identificar a percepção dos alunos a respeito das aulas ministradas pelos estagiários dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPB (Campus I), bem como a contribuição trazida pelos mesmos no processo de ensino-aprendizagem. O estudo de cunho quantitativo descritivo foi realizado no mês de Julho do corrente ano, com alunos de três turmas do ensino fundamental de ambas as escolas. O procedimento para a pesquisa se deu a partir de um questionário elaborado com questões claras e objetivas a fim de alcançar os objetivos propostos. A análise das questões evidenciou que o estágio supervisionado em Ciências Biológicas tem surtido efeitos positivos, apontando vantagens significativas em relação à aprendizagem, mostrando que os docentes em formação têm buscado unir a teoria à prática, e apropriar-se de meios que possibilitem a construção do conhecimento por parte dos alunos, diversificando as metodologias de ensino e fugindo da simples transferência de conteúdos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sandra Maria Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA contribuição do estágio supervisionado em Ciências Biológicas no processo de ensino-aprendizagem na percepção dos alunos de duas escolas públicas de Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucivânia Cavalcante de Sousa.pdfLucivânia Cavalcante de Sousa3.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.