Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4199
Título: Partição trófica de Atherinella Brasiliensis (Actinopterygii, Atherinopsidae) e Anchovia Clupeoides (Actinopterygii, Engraulidae) no estuário do Rio Mamanguape, Paraíba – Brasil
Autor(es): Brito, Gitá Juan Soterorudá
Palavras-chave: Ecologia trófica
Rio Mamanguape
Peixes
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Estuários podem ser classificados como zonas costeiras responsáveis por garantir de maneira bastante ampla, a sobrevivência de uma extensa gama de espécies de teleósteos que utilizam estes ambientes das maneiras mais variadas. Por estarem dispostas em um gradiente continuum, espécies residentes e não residentes terão sua distribuição e abundância determinadas pelo conjunto de influências bióticas e abióticas desses ecossistemas. Tomando como base essas pressões seletivas, o presente trabalho visou observar as influências recíprocas entre indivíduos/indivíduos e indivíduos/ambiente como fatores estruturadores de populações, utilizando-se do estudo da ecologia trófica de Atherinella brasiliensis e Anchovia clupeoides, relacionando-as como as variações espaciais e temporais das espécies, bem como verificar se há partição trófica entre as mesmas no estuário do rio Mamanguape Paraíba - Brasil. De Fevereiro de 2011 a Janeiro de 2012 foram realizadas as amostragens, tendo como metodologia de captura arrastos de praia. 1099 estômagos de A. brasiliensis e 310 de A. clupeoides foram analisados para as mensurações acerca da ecologia trófica dos indivíduos, podendo ser observado em ambas as espécies um hábito generalista, a partir da disposição das presas no diagrama de Amundsen e da observação dos índices de importância relativa que cada presa apresentou na dieta das duas espécies. A tendência ao especialismo foi vista como uma das estratégias adotadas pelas espécies para fuga à sobreposição de nichos tróficos, assim como a estratégia de diversificação da dieta.
Descrição: BRITO, G. J. S. Partição trófica de Atherinella Brasiliensis (Actinopterygii, Atherinopsidae) e Anchovia Clupeoides (Actinopterygii, Engraulidae) no estuário do Rio Mamanguape, Paraíba – Brasil. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4199
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gitá Juan Soterorudá Brito.pdfGitá Juan Soterorudá Brito1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.