Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4201
Título: Avaliação da diversidade genética em acessos do banco ativo de germoplasma de mamona da EMBRAPA
Autor(es): Barbosa, Mayara Aranha
Palavras-chave: Características morfoagronômicas
Melhoramento
Ricinus communis L.
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A mamoneira (Ricinus communis L.) engloba plantas que apresentam grande variabilidade em diversas características, como hábito de crescimento, coloração das folhas e do caule, tamanho, coloração e teor de óleo das sementes. Encontram-se tipos botânicos com porte baixo ou arbóreo, ciclo anual ou semiperene, com presença ou não de cera no caule, com frutos deiscentes ou indeiscentes e sementes com diferentes teores de óleo. No melhoramento genético de plantas é interessante a diversidade entre os indivíduos, possibilitando realizar a recombinação da variabilidade, originando novos indivíduos geneticamente diferentes através da hibridação. Sabendo que a mamoneira é uma espécie polimórfica objetivou-se avaliar a dissimilaridade genética através da caracterização morfoagronômica de acessos do Banco Ativo de Germoplasma de Mamona da Embrapa. O material para avaliação foi constituído por 23 acessos e as testemunhas, BRS Energia e BRS Gabriela. Constatou-se que as características morfoagronômicas indicam que há acessos com potencial seleção pelo melhoramento pelo porte baixo, arquitetura ereta e frutos indeiscentes. A correlação entre teor de óleo e peso de 100 sementes foi de 0,52%, indicando que a mesma exerce pouca influência entre eles.
Descrição: BARBOSA, M. A. Avaliação da diversidade genética em acessos do banco ativo de germoplasma de mamona da EMBRAPA. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4201
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Aranha Barbosa.pdfMayara Aranha Barbosa453.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.