Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4203
Título: Identificação imediata das dificuldades do aleitamento materno de um hospital público de Campina Grande, PB
Autor(es): Simões, Raiana Fernandes Mariz
Palavras-chave: Amamentação
Puerpério
Aleitamento materno
Saúde da família
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A Organização Mundial de Saúde preconiza o início da amamentação dentro da primeira hora de vida. Alguns fatores podem intervir negativamente neste processo como o tipo de parto, oferta do suplemento e orientações escassas. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades imediatas do aleitamento materno em um hospital público de Campina Grande/PB. Foi uma pesquisa do tipo observacional, analítica e transversal, de abordagem quantitativa, com 150 puérperas de até 72hs após o parto, assistidas em um hospital por meio de entrevista utilizando um questionário adaptado da UNICEF, que contém itens relacionados a comportamentos favoráveis à amamentação ou sugestivos de dificuldades. Foi possível evidenciar que, dentre os fatores que interferem positivamente na autoeficácia da amamentação, destacam-se experiências de amamentação, acesso às informações, intenção de amamentar e tipo de parto. E os fatores que interferem negativamente incluem preocupação materna quanto à qualidade e quantidade de leite; dificuldades no início da amamentação e uso de complemento alimentício. É necessário o estabelecimento de uma rotina no acompanhamento imediato para amamentação, considerando as dificuldades identificadas no estudo, de acordo com a realidade de cada binômio mãe/bebê.
Descrição: SIMÕES, R. F. M. Identificação imediata das dificuldades do aleitamento materno de um hospital público de Campina Grande, PB. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4203
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raiana Fernandes Mariz Simões.pdfRaiana Fernandes Mariz Simões893.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.