Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4204
Título: A experiência dos profissionais da Estratégia Saúde da Família ao aplicarem a EPDS
Autor(es): Andrade, Raísa Barbosa de
Palavras-chave: Depressão
Pós-parto
EPDS
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Este estudo teve por objetivo compreender a experiência dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na aplicação da Escala de Depressão Pós-Parto de Edinburg (EPDS). Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva e transversal, com abordagem quanti-qualitativa. A coleta dos dados ocorreu no município de Campina Grande, no período de dezembro de 2011 a maio de 2012. A amostra foi composta por nove enfermeiras das equipes de saúde da família que se disponibilizaram a utilizar a EPDS na consulta de puericultura. O uso da EPDS foi definido como uma experiência nova e importante no processo de cuidar da puérpera, e sua utilização na rotina de trabalho permitiria uma avaliação completa da mulher, englobando aspectos que, muitas vezes, são esquecidos ou não abordados devido à própria falta de estratégias do Ministério da Saúde para com este grupo. Porém, pode-se concluir que não há dificuldades apenas para identificar e manejar o sofrimento psíquico, o que ainda falta é a escuta atenta e a formação de vínculos entre profissional e mulher, no nível de atenção que é considerado a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Descrição: ANDRADE, R. B. de. A experiência dos profissionais da Estratégia Saúde da Família ao aplicarem a EPDS. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4204
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raísa Barbosa de Andrade.pdfRaísa Barbosa de Andrade1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.