Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4205
Título: Influência da massagem shantala no estudo comportamental de neonatos de uma unidade de terapia intensiva
Autor(es): Leite, Jéssica Costa
Palavras-chave: Shantala
UTI Neonatal
Fisioterapia respiratória
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Introdução: A Unidade de terapia intensiva (UTI) é um ambiente onde são utilizados técnicas e procedimentos sofisticados, e estes propiciam condições de sobrevida a neonatos de alto risco. Porém, são necessárias inúmeras terapias agressivas, estressantes e dolorosas, as quais produzem desorganização fisiológica e comportamental, refletindo negativamente na qualidade de vida do neonato, se fazendo necessário um atendimento humanizado. Com essa finalidade, a massagem Shantala é uma técnica que tem mostrado benefícios para todos os sistemas do corpo do neonato. Objetivo: Investigar a influência da Massagem Shantala no estado comportamental de neonatos na UTI. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, documental e experimental com abordagem quantitativa. Composto por 23 neonatos da UTIN de um Hospital Filantrópico da cidade de Campina Grande-PB, sendo selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Para coleta dos dados foi utilizada uma ficha de avaliação, que continha dados sociodemográficos, perinatais, sinais vitais e estado comportamental, sendo estes avaliados antes e após cada intervenção com a massagem Shantala. Para a análise descritiva das variáveis categóricas foram utilizados valores percentuais e de frequência relativa, e para as variáveis numéricas foram utilizados valores de média e desvio padrão. Com intuito de verificar a normalidade dos dados foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk. Para verificar a diferença do estado comportamental antes, no pós-imediato e após 15 minutos da aplicação da Shantala foi utilizado o teste variância OneWay ANOVA com teste post hoc de Tuckey. Utilizou-se o teste de correlação de Pearson ou Spearman para verificar o efeito do estado comportamental nas variáveis cardiorrespiratórias (FC, SpO2 e FR). Em todos os testes foi considerado um IC de 95% e nível de significância de p<0,05. Os dados foram obtidos através do pacote estatístico SPSS, versão 19.0. Resultados: Através dos resultados encontrados observou-se uma maior população do sexo masculino (65,2%). Referente ao motivo de admissão na UTI, à maioria dos neonatos (69,6%) apresentou o desconforto respiratório como distúrbio mais prevalente. Em relação ao estado comportamental, os neonatos apresentaram uma média de 1,22±0,51 antes da aplicação da massagem e após, esse valor aumentou para 2,39±1,27 reduzindo posteriormente para 2,17±1,58 nos próximos quinze minutos Conclusões: A massagem Shantala se destacou como método de intervenção para modular respostas comportamentais dos neonatos no ambiente de UTI por meio da demonstração de comportamentos mais regulados e organizados.
Descrição: LEITE, J. C. Influência da massagem shantala no estado comportamental de neonatos de uma Unidade de Terapia Intensiva. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4205
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Costa Leite.pdfJéssica Costa Leite439.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.