Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4207
Título: Parâmetros ventilatórios de admissão na síndrome do desconforto respiratório
Autor(es): Lima, Geissa Larissa da Silva
Palavras-chave: Fisioterapia respiratória
Síndrome do desconforto respiratório
Óbito neonatal
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A síndrome do desconforto respiratório (SDR) neonatal ou da membrana hialina é uma das principais origens da falência respiratória, necessitando de suporte ventilatório, fatores que colaboram para um grande índice de mortalidade dessa faixa etária. O objetivo do presente estudo foi caracterizar a amostra quanto ao perfil clínico, analisar parâmetros ventilatórios de admissão na SDR e sua evolução clínica (alta ou óbito). A amostra foi composta por 68 neonatos com diagnóstico de SDR que necessitaram de ventilação mecânica invasiva (VMI). Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma ficha, a qual continha variáveis relativas a caracterização clínica do RN, parâmetros ventilatórios de admissão e evolução do paciente. Os dados foram analisados através do pacote estatístico SPSS versão 19.0. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UEPB. Os resultados demonstram RNS, em sua maioria, muito baixo peso ao nascer, gênero feminino, prematuro moderado, nascidos de parto vaginal, apresentando apgar 1´ e 5´ entre 7 e 10 e com baixo uso do surfactante. As mães desses RNS tinham idade entre 20 e 34 anos. Os parâmetros de VM encontravam-se dentro do recomendado pela literatura, demonstrando padronização e conhecimento, por parte da equipe, acerca dos cuidados com a VM. No entanto, o número de óbito foi considerado elevado (62,1%). Essa ocorrência pode ser justificada pelo fato da amostra ter sido constituída por uma população muito específica, RN com SDR que necessitavam do uso de ventilação mecânica, ou seja, apresentavam uma forma mais grave da patologia. Desse modo, o desfecho do óbito pode ter sido ocasionado por outras variáveis, como infecção, alterações radiológicas, quantidade de surfactante utilizado, entre outras, que não foram avaliadas nesse estudo.
Descrição: LIMA, G. L. da S. Parâmetros ventilatórios de admissão na síndrome do desconforto respiratório. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4207
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geissa Larissa da Silva Lima.pdfGeissa Larissa da Silva Lima382.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.