Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4208
Título: Análise da soropositividade de anti-HBS em profissionais de saúde do hemocentro de João Pessoa-PB
Autor(es): Cardoso, Saniele de Sousa
Palavras-chave: Doença infecciosa
Hepatite B
Epidemiologia
Saúde pública
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: A hepatite B é uma doença infecciosa grave de ocorrência mundial que constitui importante problema de saúde pública. Os profissionais de saúde fazem parte de grupos com elevada suscetibilidade à infecção pelo vírus da hepatite B em função do contato direto com fluidos biológicos contaminados. Este trabalho objetivou analisar a soropositividade de Profissionais de saúde do Hemocentro de João Pessoa Paraíba. Cento e quarenta e seis profissionais participaram da pesquisa do tipo retrospectiva, transversal, quantitativa, descritiva analítica, através da técnica de ELISA para a pesquisa de anti-HBs. Dos profissionais submetidos à realização da sorologia para a hepatite B, 66 (45,21%) apresentaram anti-HBs reagente, 74 (50,68%) apresentaram anti-HBs não reagente e 6 (4,11%) apresentaram resultados indeterminados. Se comparados os resultados desta pesquisa com outras pesquisas realizadas, fica claro que a vacina contra a hepatite B não é 100% eficaz, existindo uma margem de ineficiência que varia de 5-10%, indicando a não imunização. Conclui-se que a necessidade de confirmar a presença do marcador anti-HBs após a vacinação, não é apenas para os profissionais de saúde, mas para população em geral.
Descrição: CARDOSO, S. de S. Análise da soropositividade de anti-HBS em profissionais de saúde do hemocentro de João Pessoa-PB. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4208
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Saniele de Sousa Cardoso.pdfSaniele de Sousa Cardoso598.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.